Epetáculo teatral "Colchas de Retalhos" traz idosos aos palcos

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA), do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a ONG Bolonha, realizará, no dia 29 de novembro de 2016, às 19 horas, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), a apresentação do espetáculo teatral "Colchas de Retalhos". O espetáculo é resultado do Projeto de extensão Teatro Memória, Música e Poesia na Melhor Idade, idealizado e coordenado pelo professor mestre Paulo Santana, e terá entrada franca.

O Projeto de extensão Teatro Memória, Música e Poesia na Melhor Idade tem como objetivo desenvolver a linguagem teatral no terreno do trabalho social e comunitário, sem a intenção de formar atores/artistas, mas sim utilizar o teatro como um recurso na compreensão das subjetividades dos idosos a partir da encenação de suas lembranças, reagindo aos estigmas da velhice e abrindo novas vias de comunicação entre gerações, inventando uma maneira exemplar de falar sobre o passado, mostrando a importância da utilização da linguagem artística em trabalhos sociais.

A moderna reflexão sobre a velhice, nascida e elaborada nos países ricos e, posteriormente, estendida a outras nações, está relacionada aos problemas de aposentadoria e envelhecimento demográfico ou, ainda, mais além, a gestão das idades e as relações entre gerações, nas sociedades contemporâneas desenvolvidas, foram radicalmente transformadas pelo efeito de vários fatores intimamente ligados à economia de mercado, à proteção social e ao aumento espetacular da duração média de vida.

Propostas inovadoras - As universidades e os projetos voltados para essa faixa etária têm colocado em pauta propostas inovadoras, promovendo a autoestima dos idosos, lutando contra os preconceitos, incentivando a criação de conselhos e fóruns em nível municipal, estadual e federal para assessorar a administração pública.

Dentro do projeto, foi realizada oficina teatral como uma atividade oferecida e formada por sujeitos idosos, participantes do Bolonha, oportunizando a experiência estética nas diferentes linguagens, negadas anteriormente a essas pessoas, em um ambiente em que prevalece o respeito e a delicadeza, tendo como resultado o espetáculo: “Colchas de Retalhos”.

Na oportunidade, haverá, também, as apresentações das atividades realizadas pelo Bolonha nas linguagens artísticas do canto coral e do grupo folclórico.

O projeto contou, ainda, com a participação das alunas Amanda Carneiro Figueiredo (graduanda do curso de Licenciatura Plena em Teatro pela UFPA, bolsista PIBEX pelo Projeto UFPA/2016) e Selma Maria dos Santos (graduanda do curso de Licenciatura Plena em Teatro pela UFPA, bolsista PROEX/UFPA/2016).

Espetáculo Colcha de Retalhos
Data: 29 de noovembro de 2016
Hora: 19h
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a D. Romualdo de Seixas, no Bairro Umarizal, em Belém.

Entrada franca.

Texto e arte: Divulgação / ETDUFPA