Presidente da Ebserh visita Hospitais Universitários em Belém

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o médico ginecologista Kleber Morais, esteve em Belém na noite da última sexta-feira, 25, para visitas aos Hospitais Universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB). Ele foi acompanhado pelo superintendente do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), o médico e sociólogo Paulo Roberto Amorim, e por demais membros do Comitê de Governança do Complexo. A visita começou no Bettina Ferro e encerrou no Barros Barreto, com a apresentação do Projeto Centro Especializado em Reabilitação (CER) Tipo IV, realizada pela coordenadora, a enfermeira Cristina Mitikó Maruoka.

A ideia é que o CER IV seja construído na área do Bettina Ferro para reabilitação física, visual, auditiva e intelectual da população do Pará. A obra está orçada em R$ 6.246.312,68, com investimento de R$ 4.631.250,00, oriundos do Ministério da Saúde e contrapartida da UFPA/Ebserh e da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa).

A elaboração do CER IV é uma idealização de Paulo Amorim e Cristina Mitikó. "É um sonho que alimentamos desde 2012 e, por ser um projeto arrojado que atenderá demanda reprimida de deficientes auditivos, visuais, físicos e intelectuais, persistimos nele, certos da grandiosidade do seu funcionamento", enfatizou Amorim. Além de um sonho, para Mitikó, é a possibilidade de garantir à população carente o acesso à reabilitação. "Caso não oferecida de imediato, afeta na qualidade de vida da pessoa com deficiência em todos os níveis", afirmou a enfermeira.

Morais demonstrou interesse em conhecer mais detalhadamente o CER IV, na perspectiva de apoiá-lo. "Vejo que é um projeto importante e espero que o superintendente Paulo Amorim encaminhe à sede, para que eu veja como colaborar com o projeto", disse o presidente da Ebserh.

Visita - Começou no Bettina Ferro, com a apresentação da estrutura física do prédio feita pelo gerente de Atenção à Saúde, o otorrinolaringologista Francisco Palheta. Em seguida, a comitiva seguiu para o Barros Barreto, no qual Morais conheceu os representantes de chefias, de unidades e da governança do Complexo.

No Barros Barreto, visitou enfermarias, laboratórios e bloco cirúrgico. Na pediatria, conversou com funcionários e enfermeiros, e ouviu um a um sobre a rotina de trabalho. Empossado na presidência da Ebserh há quatro meses, ele garantiu que, por ser médico e conhecedor do dia a dia do ambiente hospitalar, incluindo suas dificuldades, fará o que for possível para minimizar os problemas existentes. "Sou otimista que é possível oferecer serviço do SUS com qualidade e peço a vocês que acreditem nisso também", disse.

O superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA, por sua vez, lembrou que o Barros Barreto é um referencial histórico na área da saúde e, assim como os funcionários, deseja, não apenas como gestor mas também como médico, que funcione com todo o seu potencial e com qualidade.

Amorim informou que recentemente a instituição hospitalar foi recontratualizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), sinal de mais recursos que entram, e informou que a gestão se concentra no Plano Diretor Estratégico (PDE), para garantir, não somente aos usuários como também aos profissionais, um funcionamento de excelência. Apontou, ainda, que alguns dos problemas, paulatinamente, estão sendo solucionados e declarou que os funcionários, aos poucos, constataram a mudança na gestão.

Texto e foto: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA.

Publicado em: 28.11.2016 20:30