Núcleo de Meio Ambiente da UFPA celebra 25 anos

Fundado em 1991, o Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) realizará de 30 de novembro a 02 de dezembro um evento para celebrar o seus 25 anos de serviços à Amazônia. O encontro, que tem como tema "Numa: 25 anos discutindo Meio Ambiente na Amazônia", será realizado na sede do órgão, a partir das 9h, com uma programação que tem como objetivo mostrar à comunidade acadêmica os trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos e a importância das ações no NUMA para a região Amazônica.

Programação - Durante os três dias de evento, a comunidade acadêmica e convidados poderão conferir uma diversificada programação. No primeiro dia, haverá a abertura do evento, com presença do reitor Emmanuel Tourinho, representantes das Pró-reitorias e de órgãos como SESMA, SEMMA e FAPESPA, seguido do lançamento do vídeo e reconhecimento institucional do NUMA. Ainda no mesmo dia, haverá a inauguração de uma galeria com as fotos de todos os dirigentes do Núcleo e a oficialização denominativa da Biblioteca Setorial, que passará a ser chamada de "Dr. Ezequiel Carneiro dos Santos", em homenagem a uma das maiores personalidades que contribuiu para a história do NUMA.

No segundo e terceiro dias, os presentes poderão assistir palestras sobre "Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável" e "Governança sustentável no momento do Antropoceno", além de participar de lançamentos de livros e periódicos desenvolvidos por professores do Núcleo. Para encerrar o evento, haverá um coquetel e a Atração Cultural "Carimbatuque", com Ilma Maria e o grupo de Carimbó "Os Caçulas de Jarandeua", da cidade de Marapanim (PA).

Lançamentos - Para celebrar os 25 anos do NUMA, vários livros serão lançados ao longo da programação. Os participantes poderão comprar os livros e participar de uma sessão de autógrafo com os autores. Os lançamentos são: Mineração na Amazônia: assimetria, território e conflito socioambiental, do prof. dr. Otávio do Canto; Conhecimentos tradicionais: discussões e desafios, do prof. dr. Sérgio Cardoso de Moraes; Aprendizagem territorial: dinâmicas territoriais, participação social e ação local, dos professores dr. Gilberto de Miranda Rocha, dr. Mário Vasconcellos Sobrinho e dr. Pierre Teisserenc; Microtesauro de gestão ambiental e Glossário terminológico de gestão ambiental, de msc. Paulo Cesar Chagas Maia, prof. dr. Mário Vasconcellos Sobrinho e profa. dra. Marise Teles Condurú; Fitoterapia Solidária: uma proposta sustentável para a atenção básica em saúde, do prof. dr. Wagner Luiz Ramos Barbosa, msc. Alessandra Santos de Oliveira Flor e msc. Miguel Rodrigues da Silva Filho; e o periódico Universidade e Meio Ambiente: de série monográfica à revista eletrônica, do prof. dr. Gilberto de Miranda Rocha.

História - Em 1987, a UFPA criou a Comissão Executiva de Meio Ambiente (CEMA), com a finalidade de contribuir para a formulação de uma política de desenvolvimento para a região Amazônica que assegurasse, ao mesmo tempo, a preservação do meio ambiente e um desenvolvimento sócio econômico sustentável. No conjunto de propostas resultantes da reflexão e discussão com a comunidade universitária, recomendou-se a criação do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA). A proposta foi efetivada em 4 de janeiro de 1991, através de resolução do Conselho Universitário, que definiu sua função de articular as atividades acadêmicas na área ambiental.

Desde o início da sua implantação, o NUMA vem procurando ocupar o espaço institucional que lhe foi reservado, através de um conjunto de ações destinadas a promover a articulação de projetos de pesquisa, ensino e extensão relacionados com o meio ambiente e da busca de caminhos metodológicos capazes de estimular a interdisciplinariedade das atividades acadêmicas. Ao mesmo tempo, vem contribuindo para abrir novos canais de comunicação da Universidade com outros segmentos da sociedade, promovendo, apoiando e participando de eventos e iniciativas voltadas para a superação da dicotomia entre desenvolvimento e preservação do meio ambiente. Atualmente, o Núcleo mantém os Programas de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) e de Formação Interdisciplinar de Meio Ambiente (PROFIMA), que juntos já formaram milhares de profissionais na área ambiental.

Numa: 25 anos discutindo Meio Ambiente na Amazônia
Local: Sede do NUMA, Campus profissional, ao lado do Chalé de Ferro
Data: 30 de novembro a 02 de dezembro
Hora: a partir das 9h
Mais informações: www.numa.ufpa.br / (91) 3201-8198.

Texto e foto: Fábia Sêpeda - Ascom NUMA

Publicado em: 29.11.2016 19:06