Minidoc sobre Auto do Círio ganha festival de vídeos universitários

O minidocumentário “Viva o Auto”, criado por estudantes de comunicação da UFPA, recebeu o prêmio de melhor minidoc durante a noite de premiação do Festival Osga de Vídeos Universitários, realizado no último domingo, 27 de novembro, no Cine Olympia. O coletivo CYN Produções, responsável pelo projeto, também foi premiado na categoria Melhor Fotografia com o curta de ficção Eu To Bem. A obra concorria com outros dois vídeos documentais "Cordão do Galo", da diretora Ariela Motizuki e "O que Há por Trans?", dirigido por Gabriella Barros.

Premiação - Em um empate técnico inédito na história do festival, o curta-metragem, o qual retrata o Auto do Círio sob o olhar de seus personagens, revelando o valor afetivo do espetáculo, compartilhou o título com o “Cordão do Galo”, minidoc criado pelo coletivo Publismo, da Universidade da Amazônia (Unama).

“A premiação representa apenas o reconhecimento do esforço realizado pela CYN Produções. Nós trabalhamos com recursos limitados durante a produção e se chegamos até aqui foi por muita persistência”, afirma o diretor e roteirista, Edielson Shinohara, estudante de jornalismo da UFPA.

Visibilidade - A produção possibilitou um grande destaque ao projeto de extensão da UFPA, o Auto do Círio, criado pelo Instituto de Ciências da Arte (ICA) e tombado como patrimônio cultural e imaterial, ligado ao Círio de Nazaré.

“Tínhamos uma câmera, emprestada pela Faculdade de Comunicação (Facom) e uma boa ideia. Passamos duas semanas com os personagens, ensaiando, vendo como funcionava e filmando. As gravações também foram realizadas no dia do espetáculo. Divulgar um espetáculo cultural como este foi uma grande aventura que deu certo, agora, pessoas de todo o Brasil poderão conhecer um pouco mais sobre ele e também sobre as histórias vivenciadas por quem participa”, conclui o diretor.

O minidoc "Viva o Auto" já pode ser assistido aqui. Em breve, também será disponibilizado o curta de ficção "Eu to bem" para acesso online. Mais informações na fanpage da CYN Produções.

Texto: Assessoria de Comunicação da CYN Produções.

Publicado em: 29.11.2016 19:00