I Simpósio Tradução, Criação e Recriação ocorre na UFPA esta semana

O Grupo de Pesquisa Tradução e Recepção, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA (PPGL), promove o “I Simpósio Tradução, Criação e Recriação”. O evento será realizado entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro, e terá programação em dois locais diferentes: pela manhã, no Auditório do prédio da Assessoria de Educação a Distância (AEDI), e pela tarde, no Auditório do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN).

Segundo a professora Izabela Leal, coordenadora do grupo de pesquisa, o evento tem como objetivo discutir aspectos que envolvem a criação literária, os processos de tradução e os dispositivos de reescrita e recriação de outras obras, divulgando as pesquisas de professores e alunos da graduação, mestrado e doutorado.

Inscrições – Os interessados em participar devem se inscrever preenchendo o formulário disponível aqui. A inscrição custa R$10 e o pagamento pode ser feito no dia do evento, por transferência ou depósito bancário. Os dados da conta também estão disponíveis no link acima.

Programação – Ainda segundo a professora Izabela, entre os destaques da programação estão os convidados: profeassor Mauricio Mendonça Cardozo (UFPR), que apresentará a proposta de dupla tradução de uma narrativa de Theodor Storm; e a professora Susana Kampff Lages (UFF), que comentará a leitura do filósofo Walter Benjamin sobre a obra de Franz Kafka. A programação detalhada está disponível na página do evento no Facebook.

“O evento terá ainda um momento dedicado à criação artística, com a apresentação do videoarte ‘Transluciferação’, que produzi em parceria com Galvanda Galvão, estabelecendo um diálogo com a peça Doutor Faustus liga a luz, da escritora norte-americana Gertrude Stein. Além disso, haverá uma leitura performática de alguns trechos dessa peça feita por seu premiado tradutor, Fábio Fonseca (C.As.A), e pela professora da Escola de Teatro e atriz Adriana Cruz (UFPA/ InBust)”, comenta a professora Izabela Leal.

Parceria – O evento conta com o apoio do Goethe Institut e da agencia do Governo Alemão DAAD. Esta parceria foi firmada por meio da professora Sabine Reiter, que financiou a vinda dos convidados germanistas, professor Mauricio Mendonça Cardozo (UFPR) e professora Susana Kampff Lages (UFF), e é por conta disso que o evento dará um destaque especial à literatura alemã.

Serviço:
I Simpósio Tradução, Criação e Recriação
Data: 30 de Novembro a 02 de Dezembro
Horário: a partir das 9h00 (manhã) e das 14h30 (tarde)
Local: Manhã - Auditório da Assessoria de Educação a Distância (AEDI)
Tarde – Auditório do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), ambos localizados no Campus Básico, UFPA – Guamá.
Haverá emissão de certificados de 30h e sorteio de livros

Texto: Lucas Costa – Assessoria de comunicação da UFPA