Federação das Indústrias do Pará recebe visita do reitor da UFPA

O reitor da UFPA, prof. Emmanuel Tourinho, visitou a Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), neste mês de novembro, acompanhado do vice-reitor, prof. Gilmar Pereira da Silva; do pró-reitor de Ensino de Graduação, prof. Edmar Costa; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. Rômulo Simões Angélica; e do assessor especial da reitoria, prof. José do Egypto Soares Filho. Na ocasião, foram recebidos pelo presidente do Sistema FIEPA, José Conrado dos Santos, juntamente com o diretor regional do SENAI, Dário Lemos, e do diretor regional do SESI, José Olímpio, além de outros dirigentes e empresários industriais.

Na oportunidade, o reitor agradeceu o convite recebido e disse que sua presença à Casa da Indústria naquele momento consolidava a intenção da UFPA em buscar uma integração cada vez maior entre a Academia e o Setor Produtivo, o que vem ocorrendo desde 2014, por meio de Convênio de Cooperação Técnico-Científica, celebrado em maio daquele ano.

Convênio - O convênio tem como objeto: “Estabelecer, de forma planejada e sistemática, integração acadêmica e técnica entre as entidades convenentes, com o propósito de constituir um processo de cooperação que permita ações conjuntas em favor do desenvolvimento e aperfeiçoamento de atividades de ensino, capacitação, pesquisa, desenvolvimento e atividades nas áreas de arte, cultura, educação, esporte, ciência e tecnologia, estágio para alunos da Instituição, extensão e gestão, incluídas as diligências de apoio logístico correspondentes, favorecendo iniciativas inovadoras e criativas, incluindo, mas não se limitando, formação de cultura empreendedora, programas integrados de atividades científicas e profissionais, voltadas ao fortalecimento institucional dos convenentes e consoantes com os megaobjetivos e ações estratégicas do governo federal, objetivando criar mecanismos concretos que possibilitem consolidar o processo de desenvolvimento do estado do Pará e consequentemente incrementar a qualidade de vida das populações amazônicas”.

Diversas ações já foram conjuntamente realizadas pelas duas instituições e outras estão em franco andamento, a exemplo das visitas técnicas iniciais aos Institutos, Faculdades e sobretudo Laboratórios da UFPA, objetivando a integração entre a oferta e demanda de serviços tecnológicos e outros, frente aos segmentos da indústria paraense.

O presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos, sugeriu que em janeiro próximo a referida visita será retribuída com o deslocamento do staff da FIEPA ao Campus da UFPA, em Belém, quando, na oportunidade, terão pleno conhecimento de toda a infraestrutura atual existente na instituição.

Texto e foto: Divulgação / FIEPA

Publicado em: 29.11.2016 19:00