Escola de Teatro e Dança lança livro inspirado no cotidiano do Ver-o-Peso

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Editora do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes), realizará o lançamento do livro: "Ver-a-Dança: A transfiguração do cotidiano da feira do Ver-o-Peso na criação coreográfica", de autoria da professora-doutora Maria Ana Azevedo de Oliveira. O evento ocorrerá nesta quarta-feira, 30 de novembro de 2016, às 19h30, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB),

O livro Ver-a-Dança é resultado da tese de doutorado em artes cênicas concluída em 2012 pela autora, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a UFPA, sob a orientação do professor João de Jesus Paes Loureiro.

A obra revela o processo de criação do espetáculo de dança Outros Olhares, resultado da disciplina Prática de Montagem, encenado pelos intérpretes-criadores do Curso Técnico em Dança, da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, no ano de 2005.

Resumo - Ver-a-Dança trata da transfiguração do cotidiano da feira do Ver-o-Peso - importante centro comercial e cultural da cidade de Belém do Pará - na linguagem da dança contemporânea, apresentando-se como uma aplicação, na dança, do conceito de conversão semiótica, dos estudos de Loureiro.

Com prefácio de João de Jesus Paes Loureiro, o livro é o terceiro volume da série Arte e Pensamento, que faz parte da coleção - 50 Anos da ETDUFPA.

Este é o segundo livro da trajetória da autora como professora-pesquisadora e marca seus estudos voltados para o processo coreográfico e a Etnocenologia, a fim de contribuir para a área da dança.

Programação - Como parte da programação do lançamento, haverá apresentação artística e performances dos intérpretes-criadores da primeira turma do Curso Técnico em Dança da ETDUFPA. Entrada Franca.

Sobre a autora - Maria Ana Azevedo de Oliveira é paraense, nascida em Belém.  É professora adjunta do Instituto de Ciências da Arte (ICA), atuando no curso de Licenciatura em Dança da ETDUFPA, onde ministra as disciplinas Manifestações Espetaculares Brasileiras, Aprendizagem e Desenvolvimento Motrício. É doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Serviço
Lançamento do livro "Ver-a-Dança: A transfiguração do cotidiano da feira do Ver-o-Peso na criação coreográfica"
Data: 30 e3 novembro
Hora: 19h30
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas, localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a D. Romualdo de Seixas, no Bairro do Umarizal, em Belém.

Aberto ao público.

Texto e arte: Divulgação / ETDUFPA