XXVIII Fórum Multicampi ocorre em Castanhal nos dias 1º e 2 de dezembro

Nos dias 1º e 2 de dezembro, será realizado o XXVIII Fórum Multicampi, desta vez, no Campus Universitário de Castanhal. Com a necessidade de discutir os problemas dos campi do interior e encontrar soluções, a reunião deste ano busca fortalecer o contato da nova gestão da Universidade com os coordenadores dos campi, além de debater questões sobre o momento de crise e escassez de recursos que interfere na administração da UFPA.

Programação – Para que o novo reitor e pró-reitores conheçam os coordenadores dos campi do interior, a reunião será dividida em dois momentos. No primeiro, os coordenadores dos campi de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinas, Soure e Tucuruí vão explicar como cada campus funciona, quais os cursos comportados por cada um e quais as demandas de seus respectivos campi, a fim de que a administração superior conheça mais profundamente a realidade deles.

No segundo momento, é a nova gestão da UFPA que vai apresentar suas propostas e diretrizes para os próximos anos, com apresentações de cada pró-reitoria. O objetivo é compreender as demandas de ambos e, a partir daí, definir soluções para os desafios que surgirem.

Compartilhamento – O evento é voltado para os coordenadores e vice-coordenadores dos campi e para os diretores de institutos do interior. Criado em 2002, ele surgiu da necessidade de compartilhar e solucionar problemas dos campi do interior, discutindo coletivamente as demandas de cada um.

Segundo Eliomar Azevedo, coordenador do Campus de Abaetetuba e presidente do fórum, muitos resultados positivos foram alcançados com base nesse encontro. “É um espaço propositivo que tem nos ajudado a avançar bastante, principalmente na extensão de cursos, compartilhamento de laboratórios e materiais, na oferta conjunta de ações, como projetos para a implementação de cursos de graduação e pós-graduação. É nesse sentido que ele vem atuando nesses anos todos.”, conta o professor.

O fórum acontece duas vezes por ano, com rodízio entre os campi participantes, além de algumas reuniões extraordinárias em Belém. Vários temas ligados à extensão, pesquisa e graduação já foram discutidos.

O professor Eliomar explica que os campi da UFPA no interior são estratégicos para o município em que se localizam e para as proximidades, e que, portanto, existe uma grande expectativa da comunidade em relação às ações da universidade, vistas muitas vezes como a única forma de transformação efetiva da realidade local. Sendo assim, ele explica que “o acúmulo de discussões nos fóruns segue esse sentido, de fazer com que nós nos enxerguemos como estratégicos na região e fazer com que, de maneira coletiva, nós consigamos encontrar soluções que nos permitam ser cada vez mais protagonistas no desenvolvimento local”.

A ideia é também conectar as ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade com os problemas locais, para que ações propostas tenham, de fato, valor para a sociedade e, segundo Eliomar, há uma grande aceitação dessas ações por parte da comunidade.

Texto: Ana Paula Castro - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Mácio Ferreira - Arquivo Ascom