Polícia Militar e Diretoria de Segurança da UFPA debatem segurança universitária

Representantes da Polícia Militar (PM) e da Diretoria de Segurança da Universidade Federal do Pará (UFPA) reuniram-se na tarde desta terça-feira, 29 de novembro, para debater ações para a promoção da segurança dentro e fora da Cidade Universitária José da Silveira Netto, em Belém, por onde circulam diariamente até 50 mil pessoas.

Na reunião, o diretor da Diseg/UFPA, Rubens Andrade, reforçou o pedido de apoio da PM na promoção da segurança no interior e no entorno da Universidade e destacou que há uma Resolução do Conselho Superior Universitário (Consun), nº 1.190, aprovada em 2004, que autoriza o órgão de segurança pública a desenvolver ações no campus universitário. “Precisamos desmitificar nossa relação com as Polícias Militar e Civil, que são parceiras da Instituição, e reunir forças para promover a segurança universitária”, defende o dirigente.

Além do diretor da Diseg/UFPA, também participaram da reunião Mauro Pereira, coordenador de Inteligência; Eliezer Oliveira, coordenador de Controle; e Ezequiel Oliveira, coordenador de Vigilância da Instituição; e ainda Alexandra Ferreira, assessora da Prefeitura do campus, representando o prefeito Adriano Silva.

Terminal da UFPA conta com viatura da PM - Os capitães Alan Sullivan, Cézar Monteiro, Márcio Valério e Márcio Martins Júnior, que atuam nos bairros  Comércio, Jurunas, Guamá e Terra Firme, estiveram presentes ao encontro. A partir da reunião, a PM comprometeu-se em manter uma viatura no Campus Guamá em dias de pagamento bancário, a fim de prevenir ocorrências.

À frente do 20º Batalhão, que atende o bairro Guamá, o capitão Márcio Valério informou que a Polícia Militar já tem mantido uma viatura no Terminal de Ônibus da UFPA, no período noturno, para prevenir assaltos no local, o que tem minimizado as ações criminosas.

A UFPA pretende, ainda, instalar nas dependências da Universidade câmeras voltadas a esse espaço e integrá-las à Central de Monitoramento 24h e, assim, ajudar na observação das ocorrências no Terminal e gerar imagens que possam ser usadas em investigações e ações de Inteligência e Planejamento.

Redes de informação ajudam na prevenção e resolução de crimes - O capitão Alan Sullivan, comandante do 2º Batalhão da PM, apresentou o modelo de segurança comunitária a partir do Programa Comunidade Segura, o qual está sendo mantido experimentalmente nos bairros Cidade Velha e Campina, na capital paraense.

“É preciso a parceria entre a sociedade e os órgãos de Segurança e outros agentes públicos para promover a segurança pública”, explica o capitão. A ideia é estabelecer redes e aproximar a comunidade dos agentes de segurança para a troca de informações sobre problemas, ocorrências e sobre o funcionamento do sistema de Segurança Pública.

“O programa incentiva a participação de redes de vizinhos entre si e com a Polícia Militar; a realização de diagnósticos dos problemas, ocorrências e desafios de cada local especificamente; a promoção de melhorias e ações específicas para as demandas identificadas; a promoção de mudança de comportamento preventivo para evitar ocorrências e/ou facilitar as investigações e, por fim, a criação de redes para fortalecer cada comunidade”, detalha o capitão Alan Sullivan.

O modelo deve influenciar a reavaliação sobre o Plano de Segurança da UFPA realizado pela Diretoria de Segurança (Diseg), que buscará a integração de informações, as parcerias institucionais e a transparência de dados para promover a aproximação com a comunidade universitária.

Serviço:
Para denunciar ocorrências na UFPA
Ligue: 3201-7390, mande e-mail para diseg@ufpa.br ou registre sua ocorrência no site.

Para denunciar ocorrências no entorno da UFPA
Portões 1 e 2 (Guamá): 98521-3220 - PM/Guamá
Portões 3 e 4 (incluindo o Terminal de Ônibus da UFPA): 98403-1210 – PM/Terra Firme

Texto: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação da UFPA