Simpósio sobre Ciência e Biotecnologia será realizado na UFPA em dezembro

O I Simpósio Paraense de Ciência e Biotecnologia (SPCB) será realizado nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, no Auditório Arlindo Pinto, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFPA. O evento será promovido pela Faculdade de Biotecnologia e pelo Centro Acadêmico de Biotecnologia, com apoio do Centro Acadêmico de Engenharia de Bioprocessos, da Liga Nacional dos Acadêmicos em Biotecnologia, do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA e da Escola de Inglês Uptime.

O principal objetivo do SPCB é a divulgação dos avanços científicos, tecnológicos e industriais relacionados à grande área da biotecnologia na Amazônia, assim como a discussão de suas perspectivas e seus impactos na comunidade científica. De acordo com a organização do evento, a Biotecnologia é uma área em constante crescimento no País, e a Amazônia constitui um grande potencial de biodiversidade para pesquisas de relevância para a sociedade.

Programação - As temáticas do evento serão: História da Biotecnologia na Amazônia, Biorremediação, Produção e Desenvolvimento de Fármacos, Bioprospecção e Biotecnologia Ambiental, Bioquímica de Proteínas, Genética e Produção Animal, Biotecnologia da Reprodução Animal, Virologia, Oncologia e Empreendedorismo.

O simpósio contará com uma programação diversificada, que inclui palestras, mesas-redondas, exposição de banners, apresentações orais de projetos e palestras de empresas que atuam ou fazem pesquisa em Biotecnologia. Haverá, também, um minicurso de Produção de Cerveja Artesanal. O público-alvo são todos os discentes, docentes e profissionais da Ciência paraense que tenham interesse em fazer pesquisa e aprofundar-se nos conhecimentos sobre Biotecnologia.

Participação - O evento já tem a presença confirmada de alguns pesquisadores doutores: Júlio Pieczarka, José Luiz Martins e Daniele Calcagno (UFPA), Antônio Fernandes (UFRA), Marcela Cordeiro (IFPA), Carlos Carvalho (Instituto Evandro Chagas), José Ribamar (Embrapa) e Juliana Cassoli (Unicamp-SP), além de representantes de empresas como Vale, Natura e Amazônia Biotech.

Os interessados devem fazer inscrição pelo site, por meio de preenchimento do formulário disponível. Após preenchê-lo, o aluno deve enviar um e-mail para cabiotecufpa@hotmail.com contendo o comprovante de matrícula (para estudantes de graduação, mestrado ou doutorado) e comprovante de pagamento (para aqueles que optarem pelo pagamento via depósito ou transferência). O pagamento pode ser feito presencialmente na secretaria da Faculdade de Biotecnologia, entre 10h e 16h, ou pelas contas bancárias disponíveis no site.

Serviço:
I Simpósio Paraense de Ciência e Biotecnologia (SPCB)
Data: 5, 6 e 7 de dezembro
Horário: entre 9h e 18h