Workshop falará sobre pesquisa e desenvolvimento de produtos naturais

A partir das necessidades básicas de sobrevivência do ser humano primitivo, importantes descobertas foram feitas, como a utilização de plantas medicinais para tratar enfermidades. Acerca disso, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UFPA vai realizar o I Workshop sobre pesquisa e desenvolvimento de produtos naturais, que acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ).

Esse conhecimento de plantas medicinais no tratamento de doenças resultou no desenvolvimento de medicamentos, o que aprimorou técnicas e aumentou as alternativas terapêuticas. O workshop será realizado com o objetivo de mostrar as atuais descobertas e a evolução nas pesquisas na área de produtos naturais desenvolvidas no Brasil e na Região Amazônica.

Programação - O evento contará com uma programação diversificada, contendo solenidade e conferência de abertura, debates, palestras, apresentação de trabalhos científicos, visita aos pôsteres, mesas-redondas, painéis e premiações dos melhores trabalhos. O workshop também conta com a participação de professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal do Ceará (UFC). O público-alvo são profissionais, alunos da área da saúde e quem tiver interesse na temática.

As temáticas debatidas nas palestras e mesas-redondas serão: “Inserção de novos produtos na Indústria Farmacêutica e Cosmética”, “ACHEFLAN: um caso de sucesso”, “"ABC da patente" e  "Avaliação de atividades de plantas medicinais". Já os temas dos painéis serão os seguintes: "Estratégias in vitro e in vivo para avaliação da atividade antiparasitária de plantas medicinais", "Avaliação da atividade antitumoral e toxicidade de plantas medicinais" e "Estudo Comportamental e Atividade Anti-inflamatória de plantas medicinais”.

Importância - Este eventi-inflamatória do óleo essencial da planta Cordia verbenacea. Este mesmo estudo gerou o interesse das indústrias farmacêuticas, que desenvolveram o medicamento ACHEFLAN, primeiro medicamento totalmente desenvolvido no Brasil.

O pesquisador João Batista Calixto também participou do desenvolvimento de outros dois produtos que estão no mercado: o Cronos Flavonoide de to assume grande importância para a região e sociedade em geral, já que mostrará as pesquisas mais recentes e os produtos naturais oriundos de plantas. Um dos exemplos de pesquisa é a desenvolvida pelo pesquisador doutor João Batista Calixto, que foi um dos primeiros a identificar a elevada atividade anPassiflora (creme antirrugas desenvolvido em parceria com a Natura) e o Sintocalmy (fitomedicamento indicado para controle da ansiedade, tensão e distúrbios do sono). O pesquisador ministrará a palestra “ACHEFLAN – um caso de sucesso”,  durante o evento.

Inscrições - As inscrições devem ser realizadas apenas on-line, pelo site, no qual está disponibilizada a ficha de inscrição e as normas para submissão de trabalhos. O valor do investimento é de R$ 25,00 para estudantes de graduação com submissão de trabalho, R$ 35,00 para estudantes de pós-graduação e R$ 45,00 para profissionais. As inscrições serão realizadas até o dia do evento.

Serviço:
I Workshop sobre pesquisa e desenvolvimento de produtos naturais
Data: 5 e 6 de dezembro
Local: no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ).
Inscrições pelo site.

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA