Encontro de Artes de Belém celebra tradição e inovação musical

É na perspectiva democrática de valorizar a música em suas diversas formas de expressão, considerando o legado da tradição e o constante processo de inovação, que se realizará a 43ª edição do Encontro de Artes de Belém, mais conhecido como ENARTE. O evento é realizado anualmente pela Escola de Música da UFPA - EMUFPA, trazendo ao público uma série de apresentações musicais gratuitas. Ao todo, 20 espetáculos acontecem entre os dias 05 e 13 de dezembro, em 5 espaços culturais da cidade.

Este ano, todos os grupos que se apresentam no ENARTE são da própria Escola de Música, compostos por alunos, professores e alguns convidados. Para o professor Carlos Pires, vice-diretor da Escola, a programação do Encontro é um reflexo do momento atual da instituição, que ao longo de mais de 50 anos construiu uma tradição no ensino de música clássica, mas hoje também busca valorizar outros caminhos da produção musical.

"Nesse momento, nos abrimos para manifestações da música popular, práticas musicais com utensílios de tecnologias, daí o surgimento de novas demandas e cursos. Portanto, a ideia é enaltecer a tradição que já existe e as novidades que estão sendo implantadas", diz o professor.

Diversidade musical - A diversidade na programação musical também é enfatizada por Joelma Silva, professora da EMUFPA e coordenadora do evento. O público poderá apreciar espetáculos bem diferenciados, como a 9ª Sinfonia de Beethoven, com orquestra, solistas e coro de 120 vozes, e também um recital com novos arranjos dos maiores sucessos dos Beatles, tocados pelos professores da Escola. "Haverão trios, duos, pequenas e grandes orquestras, cameratas de violão, canto lírico e popular, corais, grupos de percussão, bandas, jazz bands. Certamente o ENARTE é a grande celebração da música na Universidade Federal do Pará", afirma a professora.

Se os apreciadores dispõe de uma programação diversificada e gratuita, os artistas que se apresentam, grande parte deles alunos em processo de formação profissional, têm no evento a oportunidade de vivenciar a experiência de palco diante de um grande público.

Já para os professores da EMUFPA, que são os coordenadores dos concertos e shows, o ENARTE é um momento ímpar de dar visibilidade à produção artística da Escola. Aproximadamente 500 pessoas estão envolvidas na realização do ENARTE, entre alunos, professores, técnicos e voluntários. A programação completa pode ser conferida no site do Instituto de Ciências das Artes da UFPA.

Encontro de Artes de Belém - ENARTE
De 05 a 13/12/2016
Locais: Theatro da Paz, Ig. de Santo Alexandre, Auditório da EMUFPA, Espaço São José Liberto e Sesc Boulevard.
Programação: www.ica.ufpa.br
Informações: Joelma Silva Bezerra (98825-1585) / Isac Almeida (98947-0168).

Texto e arte: Divulgação / Enarte

Publicado em: 02.12.2016 18:00