Seminário Nacional discute Linguagem e Educação Matemática

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem Matemática (GELIM) promove, entre os dias 5 e 7 de dezembro, o 1º Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática (SENALEM). O evento será realizado no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) com programação a partir das 8h. As inscrições para participar estão encerradas, e mais informações sobre o evento estão disponíveis aqui.

O I SENALEM tem como objetivo principal promover a integração entre professores de matemática, pesquisadores e estudantes da graduação e pós-graduação por meio de reflexões e discussões acerca da relação entre linguagem e matemática no contexto educacional, em todos os níveis de ensino, envolvendo projetos, técnicas, métodos e discursos no contexto da Educação Matemática.

“O I SENALEM pretende divulgar e discutir questões de natureza epistemológica e do conhecimento científico que visam integrar ações que envolvem ensino, pesquisa e extensão oriundas da pós-graduação e das suas aplicabilidades em diferentes níveis”, comenta a professora Marisa Abreu, coordenadora do GELIM.

Programação – Entre os destaques da programação estão: a palestra com a profa. dra. Cristiane Gottschalk (FEUSP), que falará sobre repercussões pedagógicas do pensamento de Wittgenstein e sobre os fundamentos da matemática; a palestra do prof. dr. Paulo Sampaio Xavier de Oliveira (UNICAMP), com o tema “Traduzir (n)a matemática: destrinçando o conceitual no empírico”;  a palestra da profa. dra. Ocsana Danyluk (UPF): “Do significado da Alfabetização Matemática”; e a pelestra da profª. drª. Marisa Rosâni Abreu da Silveira (UFPA): “O pioneirismo do GELIM no norte do Brasil: dez anos de estudos e pesquisas em Educação Matemática”. A programação detalhada está disponível no site.

O I SENALEM terá ainda a presença d o filósofo Arley Moreno, um dos grandes comentadores brasileiros da filosofia de Wittgenstein, que paricipará também da defesa de tese do discente Valdomiro Pineheiro Teixeira Junior, que utiliza a teoria do filósofo para fundamentar sua tese.

GELIM - O Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matemática é ligado ao Instituto de Educação Matemática e Ciência (IEMCI), e tem como objetivo estudar e pesquisar as relações advindas da linguagem que influenciam o ensino e a aprendizagem da matemática. Assim, o grupo se reúne uma vez por semana com o objetivo de estudar e desenvolver pesquisas para a busca de um ensino de matemática com mais qualidade, valorizando a linguagem do aluno, do professor e da matemática.

Serviço:
I Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática – SENALEM
Data: 5 a 7 de dezembro
Horário: a partir das 8h
Local: Instituto de Educação Matemática e Ciência (IEMCI), Campus Básico, UFPA – Guamá
Mais informações no site no evento.

Texto: Lucas Costa – Assessoria de Comunicação da UFPA.

Publicado em: 02.12.2016 19:54