Evento marca o Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade

Nesta semana, nos dias 5 e 6 de dezembro, será realizado o III Seminário Paraense de Medicina de Família e Comunidade, em comemoração ao Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade. O evento acontecerá no Instituto de Ciências da Saúde da UFPA e é uma parceria entre a Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade do Pará e a Associação Paraense de Medicina de Família e Comunidade.

Durante o evento, serão discutidos importantes temas da Atenção Primária à Saúde, como a prevenção quaternária, saúde mental, integridade do trabalho em equipe e redução de danos, além do atual cenário da Medicina de Família e Comunidade no Pará e no Brasil. A escolha dessas temáticas deu-se a partir do contexto do sistema de saúde vigente e das deficiências existentes na abordagem dessas questões.

Segundo Camila Maia, presidente discente da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade do Pará, o principal objetivo do seminário é proporcionar um espaço de exposição e debate sobre temas relacionados à Medicina de Família e Comunidade. “O evento visa estimular debates acerca dessa temática, incentivando o aprofundamento e estudo na área e promovendo a interdisciplinaridade entre a Medicina de Família e outras especialidades médicas e não médicas”, disse.

A programação contará com mesa de abertura, conferências, mesas científicas, apresentações de trabalho e estarão presentes ao evento professores e profissionais da área da saúde de diversas instituições. O público-alvosão profissionais e acadêmicos da saúde e demais interessados. As inscrições para o seminário devem ser feitas pelo e-mail limfacpara@gmail.com, por meio do qual o participante deverá enviar seu nome completo.

Liga Acadêmica – É voltada à atenção primária no Estado e possui membros de diversas Faculdades de Medicina e Enfermagem, abrangendo temas na área da Medicina de Família e Comunidade e da Atenção Primária à Saúde. Desde 2011, a LIMFAC organiza aulas abertas e discussões de temas da Atenção Primária entre seus membros, em reuniões quinzenais.

A Liga participa do Projeto Luz na Amazônia, que leva atendimento médico à comunidade ribeirinha, publica trabalhos em congressos de âmbito regional, nacional e internacional e promove simpósios e seminários. Além disso, participa de campanhas de promoção e prevenção à saúde voltadas à população paraense.

Desde 2013, integra a Comissão Discente dos Congressos Brasileiros de Medicina de Família e Comunidade. Atualmente, a LIMFAC é composta por 24 membros, sendo alunos de graduação dos cursos de Medicina e Enfermagem, distribuídos entre faculdades públicas e particulares do Estado do Pará. É coordenada por um grupo de membros discentes eleitos em Assembleia Geral anual, de acordo com o estatuto da Entidade.

Serviço:
III Seminário Paraense de Medicina de Família e Comunidade
Data: 5 e 6 de dezembro
Hora: das 18h às 21h30
Local: Instituto de Ciências da Saúde, localizado na avenida Generalíssimo Deodoro, nº 1.
Inscrições pelo e-mail limfacpara@gmail.com

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA