Segunda edição do Festival Toró tem início nesta terça-feira, 6 de dezembro

Será realizada, entre os dias 6 e 11 de dezembro, a segunda edição do Festival Toró, evento voltado para a produção audiovisual de estudantes universitários e alunos de Escolas de Cinema e Audiovisual. O festival é organizado pelo Núcleo Universitário de Produção Audiovisual (NUPA) da UFPA, em parceria com o Sesc Boulevard, local em que será realizado o evento. As inscrições estão encerradas, mas a programação pode ser acessada aqui.

O Toró – O 2º Festival Audiovisual Universitário de Belém tem como objetivo a difusão de obras audiovisuais realizadas no meio acadêmico do País, permitindo acompanhar o que vem sendo produzido atualmente. O festival abrangerá diversas categorias (documentário, ficção, experimental, animação, videoclipe, videodança e webfilme), a fim de contemplar a diversidade de formatos presentes na produção audiovisual contemporânea, em permanente processo de expansão.

Segundo Yasmim Maia, uma das organizadoras, o festival busca exibir e fomentar a valorização da cultura audiovisual que vem sendo produzida, atualmente nessas diversas regiões, com diferentes visões e vivências culturais. A importância dessa ação é valorizar as produções feitas por estudantes de diversas áreas que dialoguem com o cinema e o audiovisual, dando maior visibilidade para essas obras, além de estimular a prática do fazer audiovisual, com oficinas voltadas para essa área, para qualquer um que esteja interessado em se aprofundar em algum dos temas propostos nessas oficinas.

Programação – O evento contará com mostra competitiva, mostra paralela de produções dos discentes do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, oficinas e workshops na área de cinema e audiovisual, além de mostras de filmes premiados em outros festivais universitários e os filmes vencedores do festival. Acesse aqui a programação completa.

Serão convidados para a curadoria dos filmes inscritos profissionais e alunos da área do audiovisual que não tenham envolvimento com nenhum trabalho. Durante o festival, o júri será integrado por profissionais e críticos especializados da área, além da participação de profissionais especializados sobre temas específicos para as oficinas que serão ofertadas.

O público-alvo do evento são estudantes universitários e alunos de Escolas de Cinema e Audiovisual de todo o país. Todas as mostras e oficinas são gratuitas, podendo qualquer pessoa interessada participar e acompanhar as exibições dos filmes.

O NUPA – O Núcleo Universitário de Produção Audiovisual objetiva o aprendizado acerca do audiovisual, desde sua concepção até a sua exibição, de forma prática, mas também apresentando suas formas teóricas. No passado deste projeto, houve a contemplação nos âmbitos mais práticos do audiovisual, imprimindo na tela o resultado de três filmes de curta e média-metragem, de diferentes estilos, que exploram temas sociais e voltam-se para uma variedade de mídias, capazes de serem divulgadas em diversos circuitos nacionais de exibição, criados nos últimos anos.

Serviço:
Segunda edição do Festival Toró
Data: entre os dias 6 e 11 de dezembro
Local: Sesc Boulevard
Mais informações, acesse o Facebook do evento ou o site.

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Divulgação