Fórum apresenta universidade multicampi à nova gestão da UFPA

Uma fotografia da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi apresentada durante o XVIII Fórum dos Coordenadores dos Campi da Instituição, realizado no Campus de Castanhal, nos últimos dias 1º e 2 de dezembro. Os painéis temáticos revelaram a importância e o protagonismo dos campi em relação à própria UFPA e à Amazônia, destacando os limites e desafios da infraestrutura da Instituição em seus campi localizados no interior do Estado.

Para o vice-reitor, Gilmar Silva, ouvir o diagnóstico de cada campus reforça a magnitude da Universidade. “É uma experiência enriquecedora, que revela que o que já temos e o que mantemos são surpreendentes. O menor e mais novo dos campi da UFPA, hoje, possui uma estrutura e desempenho superiores ao maior campus quando iniciamos o processo de interiorização, há décadas. As demandas sempre crescem, mas me encanta o que já conseguimos. Temos pela frente uma grande tarefa, mas já fazemos muito por este Estado. Nos campi, vejo nossa força, ousadia e enorme capacidade de nos reinventarmos”, assegurou.

Infraestrutura – Após cada campus apresentar suas demandas em relação aos investimentos para os próximos anos, o painel temático “Diálogo sobre a Política de Infraestrutura para a UFPA” trouxe discussões sobre o elo essencial entre cada um dos 11 campi e as unidades estratégicas, como a Prefeitura da UFPA, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) e o Sistema de Bibliotecas da Universidade.

O prefeito da UFPA, Adriano Silva, apresentou no evento a situação dos grandes contratos mantidos na Universidade, como os de segurança, limpeza e manutenção predial e de aparelhos de refrigeração. Ele reforçou a necessidade de todos adotarem medidas para aumentar a eficiência da gestão pública para a melhoria desses serviços enquanto buscam formas de economizar no orçamento universitário.

“Uma das propostas é a manutenção de seminários técnicos para elaboração de termos de referência que regem os contratos e outras iniciativas que promovam a transparência para a melhoria da gestão, e outra é a criação de uma comissão que seja encarregada de fiscalizar os projetos, a fim de assegurar sua máxima eficiência”, indicou.

Atualmente, a UFPA investe mais de R$ 1,5 milhão mensais para a promoção da segurança nos 12 campi da Instituição, outros R$ 927 mil são destinados ao serviço de limpeza e a conta de energia aproxima-se de R$ 2 milhões mensais.

“Nosso maior desafio é equilibrar as demandas por obras num momento em que os recursos de capital têm sido reduzidos a pouco mais da metade. Sabemos que, para concluir todas as obras que necessitamos em Belém, são necessários R$ 25 milhões e, se considerarmos todos os campi, precisamos de R$ 48 milhões. Nosso reitor tem feito o possível para mostrar ao governo federal essa realidade e sensibilizá-los para que o repasse desse orçamento ocorra”, revelou Adriano Silva.

Internet e livro – Marco Aurélio Capela, diretor do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação da UFPA (CTIC), apresentou aos coordenadores dos campi a forma como a unidade se estrutura e funciona para atendê-los e as limitações quanto à disponibilidade de fibra óptica, links e disponibilidade e internet em geral para toda a UFPA, o que é um dos maiores problemas enfrentados pelos campi localizados fora de Belém. “Precisamos de parcerias e organização das equipes de Tecnologia da Informação para lidar com os limites orçamentários e superar os desafios”, recomenda o diretor.

Já a diretora da Biblioteca Central, Célia Ribeiro, reforçou como funciona hoje o Sistema de Bibliotecas da UFPA, destacando a necessidade de integração dos professores, gestores e bibliotecários para a elaboração, revisão e avaliação dos cursos da Universidade e falou, ainda, sobre os gargalos de informação ainda existentes nos relatórios anuais enviados pelos campi sobre o funcionamento dos serviços nas bibliotecas setorizadas. “É preciso que todos tenham acesso à internet e sejam integrados ao sistema, além de observarem a adequação sobre a promoção e o conforto ambiental e acessibilidade”, orienta.

Nova Gestão – Ao final do evento, o professor Eliomar Azevedo, coordenador do Campus de Abaetetuba, despediu-se da coordenação do Fórum dos Coordenadores dos Campi da UFPA, cargo que ocupou por dois anos. “Foi uma experiência única e agradeço a cada um pelo aprendizado”, disse o pesquisador, que, em 2017, assumirá o cargo de prefeito da UFPA.

A então secretária do Fórum, professora Maria Ivonete Coutinho, coordenadora do Campus de Altamira, assumiu a liderança do espaço de debates ao lado do professor Doriedson Rodrigues, coordenador do Campus de Cametá, que passa, agora, a ser o novo secretário do Fórum.

O próximo encontro semestral deve ser agendado para o final de maio ou para o início de junho de 2017 e a sede do evento será o Campus de Capanema, uma decisão simbólica para reforçar o desafio e empenho institucional para o reconhecimento oficial da unidade da UFPA sediada no município como um campus institucional.