Professora da UFPA recebe homenagem por atuação em Núcleo de Estudos

Nesta quarta-feira, 7, a professora doutora Wilma Baía, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Pará (GERA/UFPA), recebe o Diploma de Mérito "Zumbi dos Palmares", concedido pela Câmara municipal de Belém.  Essa honraria será entregue à professora em Sessão Solene e premia os relevantes serviços prestados à Amazônia e à capital paraense, além de reconhecer pessoas e grupos que se destacarem em atividades em prol da igualdade racial.

O prêmio acontece em decorrência das comemorações dos 10 anos de atividades do Núcleo GERA/UFPA. Para a homenageada, trata-se de uma premiação coletiva, advinda do trabalho prestado, já que a universidade é do público. “A entrega deste prêmio confere visibilidade ao trabalho que vem sendo realizado nesses dez anos à frente do Núcleo GERA, por meio de ações que aproximam a Universidade da realidade da rede pública de ensino e, por conseguinte, dos problemas reais de nossas escolas, em Belém e no Estado do Pará”, confirma a professora.

Núcleo Gera – O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA) tem sua trajetória iniciada no ano de 2006 a partir dos trabalhos de pesquisa e ensino, relacionados com a missão da Universidade e com o disposto no Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Desse modo, o objetivo do Núcleo é promover o aprofundamento  das pesquisas sobre relações étnico-raciais na análise de questões relacionadas à formação educacional e cultural contemporânea a partir da realidade amazônica.

Para mais informações, acesse o site do Gera.

Texto: Caio Maia – Ascom/IFCH
Imagem: Divulgação