50 Anos da UFPA : medalhas valorizam a cerâmica paraense

As  medalhas comemorativas aos 50 Anos da UFPA que estão sendo  entregues a partir de hoje  valorizam a cerâmica paraense. Foram feitas 250 medalhas,  em cerâmica fundida em alumínio, misturadas com argila utilizada do distrito de Icoaracy recebendo adição de lama vermelha, rejeito do processo Bayer.
“A medalha foi uma criação totalmente do reitor, eu apenas executei o processo, já que ele em outra ocasião viu e o meu trabalho e gostou muito.”, revela a  artista plástica Berna Reale.  Essa idéia conseguiu unir a tradição, da cerâmica paraense e propõe um referencial simbólico, com a contemporaneidade, através da utilização do alumínio” afirma
Foram ainda feitos 120 pesos, inspiradas em incrustações e pinturas rupestres, retiradas do livro da paraense e pesquisadora, Edite Pereira. As embalagens em madeira foram feitas com material  totalmente reciclado.
A artista mostrou-se orgulhosa em ter participado da produção do material. “Eu adoro a universidade, tenho orgulho de ter me formado por aqui e principalmente me senti honrada por ter sido convidada para confeccionar o símbolo que representa a universidade em comemoração aos 50 anos Agradeço ao reitor por ter confiado no meu trabalho e apostado nessa idéia inovadora na utilização dos materiais misturados na composição estética”, afirma Berna.
A artista trabalha há doze aos com artes plásticas. Já ganhou 6 premiações, sendo 5 regionais e uma nacional. Além disso já participou de duas bienais na Alemanha e se prepara para participar de outra no próximo ano.

Publicado em: 02.07.2007 13:47