Roteiro Geoturístico revisita obras do arquiteto Antonio Landi

Neste domingo, 11, o Projeto de Extensão Roteiro Geo-Turístico, realiza mais uma programação especial baseada nas obras do arquiteto Antônio Landi na capital paraense. A programação é organizada pelo Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo (GGeoTur), da Faculdade de Geografia da UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade.  A saída do passeio é às 8h30, com concentração na Casa das Onze Janelas, na parte em frente ao rio. A previsão dos organizadores e de que a caminhada termine por volta das 12h.

Essa edição, que possui como tema “Arquiteto Antônio Landi e a Belém do Século XVIII: Percorrendo e Reconhecendo Paisagens no Centro Histórico de Belém do Pará”, tem como objetivo a contemplação das obras arquitetônicas deixadas pelo arquiteto italiano.

“Esse roteiro é muito importante para entendermos a importância do patrimônio material e imaterial de Belém, através da apresentação da geografia, da produção do espaço, da história e da arquitetura da cidade”, explica a professora Goretti Tavares, coordenadora do projeto.

Além disso, as atividades dessa edição fazem parte do Projeto Circular Campina-Cidade Velha, que visa incentivar a população de Belém a vivenciar os espaços históricos da cidade por meio da interação com a arte e a cultura e patrimônio histórico.

Inscrições - As inscrições para o roteiro são gratuitas e podem ser realizadas até o dia do evento. Os pesquisadores, estudantes e demais interessados devem realizar a inscrição através de um formulário, e enviar para o e-mail roteirosgeoturisticos@gmail.com.

Percurso - A programação deste domingo fará um percurso a pé pelas ruas de Belém, com paradas em frente a alguns prédios históricos da cidade, sendo estes: Casa da Onze Janelas, Igreja da Sé, Casa Rosada, Igreja do Carmo, Fórum Landi, Igreja de São João, Palácio dos Governadores, Igreja das Mercês, Capela Pombo, Igreja Nossa Senhora do Rosário e Igreja de Santana.

Circular - No mesmo dia, o Projeto Circular realizará sua 15ª edição. O restante dos eventos do projeto inclui os bairros Cidade Velha, Campina e do Reduto, entre 10h e 18h, com diversos espaços de arte, de incentivo a pratica de esportes, música, patrimônio, cultura popular e gastronomia. O objetivo dessas atividades do evento é ativar o centro histórico de Belém como território de cultura e convivência.

Serviço:
Roteiro Geo-Turístico “Arquiteto Antônio Landi e a Belém do Século XVIII: Percorrendo e Reconhecendo Paisagens no Centro Histórico de Belém do Pará”
Data e horário: 11 de dezembro de 2016, às 8h30
Local de saída: Casa das Onze Janelas
Inscrições: gratuitas, pelo e-mail roteirosgeoturisticos@gmail.com.

Texto: Caio Maia – Ascom/IFCH
Foto: Alexandre Moraes