Capes concede cotas de bolsa para a pós-graduação na UFPA

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Educação Superior (Capes) anunciou a concessão de 554 novas bolsas de mestrado e doutorado a instituições da Região Norte do País, com o principal objetivo de redução das assimetrias regionais no que consiste no ensino de pós-graduação. A UFPA foi contemplada com 103 cotas de bolsas de mestrado e 153 cotas de bolsas de doutorado, ou seja, 46% do total destinado à Região Norte. Essas cotas já estão disponíveis no sistema para indicação dos novos bolsistas.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, professor Rômulo Angélica, essa concessão é resultado de ações do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), entidade que se reúne anualmente com o objetivo de assessorar o planejamento e a execução de políticas de pesquisa e pós-graduação no País, e muito vem destacando a necessidade de atração, formação e fixação de pesquisadores na Amazônia.

As cotas destinadas à UFPA surpreendem pela quantidade, uma vez que recebe 46% do total de cotas concedidas à Região Norte. Para o pró-reitor, isso revela a importância da UFPA na pós-graduação para a região, uma vez que a Instituição oferta atualmente um total de 78 programas de pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado), em diferentes áreas do conhecimento. “Nos últimos oito anos, a UFPA praticamente dobrou o número de programas de pós-graduação existentes, havendo a necessidade de cotas adicionais de bolsas para atender a essa demanda crescente. Com essa nova concessão, todos os programas serão beneficiados, de acordo com a demanda previamente apresentada por estes mesmos”, explica Rômulo Angélica.

Em termos financeiros, a concessão representa um aporte anual adicional de quase R$6 milhões, um aumento equivalente a cerca de 25% do apoio anual da CAPES à UFPA na forma de bolsas (aproximadamente de R$25 milhões em 2015).

O reitor Emmanuel Tourinho comemorou a notícia. “A concessão atende a um pleito dos reitores das universidades da Região Norte e representa uma grande conquista para o nosso sistema de pós-graduação. Poderemos, com esse novo apoio, atender com bolsas uma parcela maior de alunos, dando condições para que concluam seus cursos com sucesso”, disse.

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 07.12.2016 18:10