Instituto de Educação realiza o V Encontro Diálogos Sustentáveis

Nos dias 12 e 13 de dezembro, acontece, no auditório da Escola de Aplicação da UFPA, o V Encontro Universidade em Diálogos Sustentáveis, com o tema "Teoria e Pesquisa em Meio Ambiente e Educação Ambiental na Amazônia".

Pensar epistemologicamente e de maneira aplicada questões relacionadas ao meio ambiente e à educação ambiental. Esse é o eixo central do V Encontro Universidade em Diálogos Sustentáveis, organizado pelo Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM), da Universidade Federal do Pará (UFPA). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do GEAM.

“Esse último ‘Diálogos Sustentáveis’ de 2016 é especial, pois terá a presença de um pesquisador muito importante nos estudos sobre Educação Ambiental no Brasil e que faz parte dos 18 anos da história do GEAM. Nestes momentos, temos a possibilidade de trocar e desenvolver pesquisas em parceria”, explicou Marilena Loureiro, coordenadora do GEAM.

Programação – No dia 12, o credenciamento começa às 8h30, em seguida, às 9 horas, haverá programação de boas-vindas aos participantes durante a abertura do evento. Às 9h30, acontece a conferência “Territorialidade, Megaprojetos, Direitos Humanos e Educação Ambiental na América Latina”, que será ministrada pelo professor doutor Marcos Reigota.

No período da tarde, às 14 horas, acontece o painel I “Assentamentos dos sentidos da Universidade em suas relações com a complexidade da vida amazônica: Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Ambiental na trajetória do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente”, com a presença da professora doutora  Marilena Loureiro (GEAM /PPGEDAM/NUMA); professora doutora  Maria Ludetana Araújo (GEAM/Trópico em Movimento); professor doutor Pedro Baia Jr (IFPA); professora doutora  Maria Soely Farias Lemoine e professor doutor Adalberto Costa (UFPA/Campus de Cametá).

O painel II terá  início às 16 horas e abordará a temática “Assentamentos dos sentidos da universidade em suas relações com a complexidade da vida amazônica: Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Ambiental na trajetória do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente”, com a presença dos professores Alexandre Nunes; Rildo Souza; Rejane Reis; Grace Kelly Silva; Kelly Mafra; Leonidas Veloso e Edisa Assunção.

Às 18 horas, serão realizadas homenagens às personalidades que marcaram a trajetória de 18 anos do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM).

O segundo dia do V Diálogos Sustentáveis começa às 8 horas, com o painel III, intitulado “Assentamentos dos sentidos da universidade em suas relações com a complexidade da vida amazônica: Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Ambiental na trajetória do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente”, com a presença dos professores Joniel Abreu; Roble Tenório; Klícia Vilhena; Etiene Leite; Francisco Michael; Joana Coutinho; Elana Gracielle; Dayse Costa e Nicolau Rickmann.

O professor Marcos Reigota ministrará a conferência de encerramento “O Futuro da Educação Ambiental brasileira num encontro coma lógica da cooperação norte/sul e sul/sul – quais perspectivas epistemológicas”.

Marcos Reigota nasceu em Promissão, no interior de São Paulo, chegou a São Paulo em 1976, com 19 anos. Depois de estudar, trabalhar e militar no movimento estudantil e ecológico em São Paulo recebeu uma bolsa de estudos e foi, em 1985, para a Bélgica fazer o doutorado na Universidade Católica de Louvain. Desde 1998 é professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.

Quintas Ambientais - O Seminário faz parte das atividades do Projeto Universidade em Diálogos Sustentáveis: Quintas Ambientais, que tem como objetivo ampliar as discussões sobre a Política Ambiental Nacional e, especialmente, na Amazônia. O primeiro seminário aconteceu em março e teve como tema "Conservação de Recursos Hídricos". O segundo encontro aconteceu em junho e foi sobre "Educação Ambiental Crítica e Transformada, Principais Desafios e Perspectivas", ambos contaram com a presença do Prof. Dr. Mauro Guimarães/UFRRJ. O terceiro aconteceu em agosto e abordou "A Política Nacional de Educação Ambiental: Trajetórias e Cenário Atual", e contou com a presença do Prof. Dr. Marcos Sorrentino/USP e da Profa. Henriqueta Raymundo/MMA", o quarto foi realizado em setembro e tratou da "Educação Ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis, com a presença de pesquisadores do GEAM, as professoras MSc. Grace Kelly da Silva, MSc. Kelly Soares Mafra, Trícia Amoras.

Serviço:
V Seminário Universidade em Diálogos Sustentáveis