Ceps divulga demanda do MOBA e aviso sobre exame de habilidades do PS 2017

O Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps) divulgou nesta terça-feira, 6 de dezembro, a demanda de candidatos por vaga ao Processo Seletivo de Mobilidade Acadêmica (MOBA), que este ano oferta um total de 1.015 vagas em 162 cursos de graduação. Para acessar a demanda, clique aqui.

Ao todo, 5.270 candidatos participam do concurso e todos já podem imprimir seu cartão de inscrição no site do CEPS, utilizando seu login e senha. O próximo passo da seleção é a prova objetiva, agendada para o dia 18 de dezembro.

O MOBA, também conhecido como “Vestibulinho”, reúne dois certames: o Processo Seletivo à Mobilidade Interna (Mobin), que permite aos discentes da UFPA a mudança de curso de graduação, disponibiliza 435 vagas para 2017; e o Processo Seletivo de Mobilidade Externa (Mobex), por meio do qual discentes de outras instituições de ensino Superior podem pedir “transferência” para a UFPA, oferece 580 vagas.

Para 2017, a UFPA recebeu 4.206 inscrições ao Mobex e 1.064 ao Mobin. Em ambos os certames, Medicina é o curso mais concorrido, com 477 inscritos no Mobex e 193 no Mobin.

Mobex – Na mobilidade externa, a demanda para Medicina é de 477 para uma vaga ofertada. O segundo curso com maior demanda é Direito-Noturno, com concorrência de 93.33 candidatos para 6 vagas ofertadas. O terceiro curso mais concorrido também é Direito, para o turno vespertino, com 48 inscritos para cada uma das 6 vagas disponíveis. Confira aqui a demanda completa do Mobex.

Mobin – Já no processo de mobilidade interna, Medicina tem demanda de 90.50 por vaga ofertada. O segundo curso mais procurado é Direito-Matutino, com demanda de 14,75, seguido por Comunicação Social – Jornalismo e Psicologia, ambos com demandas de 14 por vaga. A demanda completa do Mobin está disponível aqui.

Exame de Habilidades / PS 2017 – Além da demanda do MOBA, o Ceps também divulgou um comunicado, disponível aqui, sobre o adiamento do Exame de Habilidades para os inscritos no Processo Seletivo 2017, exclusivamente para o curso de Dança. O adiamento foi necessário por conta da ocupação do prédio da Escola de Teatro e Dança da UFPA pelos estudantes em protesto contra a PEC 55. A nova data para o exame será divulgada em breve.

O Ceps também reitera que o Exame de Habilidades para o curso de Música está mantido para este domingo, dia 11 de dezembro, das 8h às 14h, no Centro de Eventos Benedito Nunes, localizado no Campus Básico da UFPA. Os candidatos devem estar com seus cartões de inscrição, disponível aqui.

Serviço:
>> Demanda do Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica (Moba)
Disponível no site do CEPS.
Impressão do Cartão de Inscrição do concurso disponível aqui, com login e senha.
Prova: 18 de dezembro.

>> Exame de Habilididades do curso de Música – PS 2017
Impressão do Cartão de Inscrição do concurso disponível aqui.
Prova: 11 de dezembro.

Texto: Lucas Costa – Assessoria de Comunicação da UFPA