Seminário visa discutir economia solidária e agricultura familiar

A Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Econômicos Solidários da Faculdade de Ciências Econômicas (Facecon) da UFPA, em conjunto com outras entidades parceiras, realiza o Seminário Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários e da Agricultura Familiar, entre os dias 12 e 14 de dezembro, no auditório do Hotel Sagres, localizado na Av Governador José Malcher, no bairro São Braz. A participação é gratuita, e os interessados devem preencher um formulário on-line disponível aqui. Mais informações estão disponíveis no site no evento.

O objetivo do seminário é divulgar os resultados do projeto de incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), com integração do ensino, pesquisa e extensão universitária inovadora, voltada para a organização socioprodutiva da agricultura familiar, com atuação no campo e na cidade, e foco na economia solidária, abordagem territorial, autogestão e na geração de trabalho e renda.

“Neste evento, destacamos dois Programas voltados para a pesquisa e extensão universitária, o Programa Nacional de Incubadoras (PRONINC) e o PROEXT-MEC, ambos ameaçados de extinção pelo atual governo federal. Neste sentido, enfatizar a importância de ações voltadas para o apoio e fortalecimento da Economia Solidária e da Agricultura Familiar se torna fundamental”, explica o professor Armando Lirio, da Faculdade de Ciências Econômicas.

Programação – Ainda segundo o professor Armando Lirio, um dos destaques da programação é a participação de, pelo menos, 30 representantes da região do Baixo Tocantins, de municípios como Abaetetuba, Acará, Cametá e Barcarena; e dos agentes sociais Empreendimentos Econômicos Solidários (Associação de Produtores Rurais, Associações de Mulheres e Cooperativas); gestão municipal; organismos de controle social e movimento social do campo. A programação completa está disponível aqui.

“Estas organizações/entidades participaram das ações de incubação realizadas pela Incubadora Tecnológica da Empreendimentos Econômicos Solidários da UFPA/ICSA/FACECON, ao longo de 2016. Outro destaque é a participação de pesquisadores e extensionistas de instituições nacionais e locais, como Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Federal de Santa Catarina, Rede UNITRABALHO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Campus de Castanhal, Campus da UFPA de Belém e Cametá”, explica o professor.

O evento tem como público-alvo a comunidade universitária em geral, gestores públicos, representantes de organizações da sociedade civil e representantes das organizações econômicas da agricultura familiar e da economia solidária.

Contexto “A atual conjuntura política e econômica do País é extremamente delicada e tem repercussões diretas na gestão de política pública, em particular na governança da educação, ciência e tecnologia. Os cortes orçamentários, previstos para 2017, na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, terão efeitos diretos nas atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas nas Instituições de Ensino Superior”, justifica o professor.

Serviço:
Seminário “Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários e da Agricultura Familiar”
Data: 12 a 14 de dezembro
Local: auditório do Hotel Sagres, Av. Governador José Malcher, 2927 – São Braz
Inscrições e mais informações no site.

Texto: Lucas Costa – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 09.12.2016 08:00