Complexo Hospitalar da UFPA lança campanhas de Natal

Festas natalinas estão programadas para ocorrer neste mês com o objetivo de beneficiar os pacientes dos Hospitais Universitários João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS), que pertencem ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mas, para que os eventos aconteçam, é preciso contar com a sensibilidade da população, que pode participar com doações de brinquedos, fraldas descartáveis, alimentos não perecíveis, roupas e material de higiene às Campanhas de Natal.

No Bettina Ferro, a arrecadação é até terça, 13, de brinquedos a serem doados às crianças que estão em acompanhamento na Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Uasca), conhecida como Caminhar. A entrega dos donativos será na quarta, 14, durante a Festa de Natal, a partir das 9h, na sala de espera da Unidade tendo a presença do Grupo Cristo Alegria com repertório natalino.

A iniciativa acontece há 16 anos e é considerada um momento de descontração e alegria às crianças especiais atendidas no Caminhar.  O evento é organizado pela equipe multidisciplinar do Caminhar e pelos demais servidores do Bettina.

O Caminhar existe há 16 anos e objetiva diagnosticar e realizar acompanhamento clínico em crianças que apresentem alterações de crescimento e desenvolvimento infantil, síndromes genéticas, epilepsias, ataxias e mucopolissacaridoses. Atualmente, cerca de 4,5 mil meninos e meninas, entre 0 e 12 anos, são atendidos em seis laboratórios pela equipe multidisciplinar, composta por médicos, psicólogos, pediatras, nutricionista, assistentes sociais, enfermeira, fisioterapeuta, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, neuropediatras e homeopata.

Barros Barreto - No Barros Barreto, a ação atende a todos os pacientes internados no hospital. A Campanha Natal Solidário busca arrecadar brinquedos, fraldas descartáveis, alimentos não perecíveis, roupas e material de higiene até segunda-feira, 19. A programação da festa, marcada para quarta, 21, das 8h às 13h, é uma realização da Associação dos Amigos do HUJBB, que espera atingir 500 pessoas com as doações, entre crianças, jovens e adultos. Para ajudar, é só entrar em contato com o presidente da entidade, João Viana, pelo telefone: (91) 9 8917 3536.

Além das doações individuais, a associação busca parcerias para garantir a distribuição de lanches aos pacientes, que deverá ter ainda grupo de animação para divertir a garotada. "Esperamos este ano fechar a campanha com chave de ouro a programação da associação, que, ao longo do ano, trabalha no dia a dia e em datas festivas com doações de materiais, para que sejam distribuídos aos pacientes", esclareceu o presidente da entidade.

A Associação dos Amigos do HUJBB conta três anos de atuação no hospital e, atualmente, está com 18 pessoas trabalhando voluntariamente no espaço. Além de contar com as campanhas solidárias, a entidade arrecada roupas usadas para o bazar da pechincha, que funciona nas dependências do hospital para que o dinheiro seja investido em compras de fraldas para os pacientes.

"O que fazemos é um gesto de amor ao próximo, porque os pacientes do Barros precisam de ajuda. Nem sempre as famílias têm condições de comprar uma fralda descartável. Então, nós que podemos, precisamos fazer a nossa parte e ajudá-los", disse Viana.

Serviços:
Quem quiser colaborar com doação às crianças do Bettina Ferro basta entregar, até terça, 13, os brinquedos no Caminhar, que fica no Hospital Bettina Ferro, no portão quatro da UFPA, em Belém, na rua Augusto Corrêa nº 01, bairro Guamá, com acesso pela avenida Perimetral. Mais informações: 91 - 3201 8572.  Já os brinquedos e materiais para as crianças do Barros Barreto, basta entregar os donativos até segunda, 19, na Associação dos Amigos do HUJBB, que fica no hospital, na rua dos Mundurucus, 4487, no bairro Guamá, em Belém. Mais informações: 91 – 9 8917 3536.

Texto: Cleide Magalhães e Edna Nunes – Ascom/HUBFS/UFPA.
Foto-Arquivos/HUBFS: Cleide Magalhães.

Publicado em: 09.12.2016 18:00