Pela primeira vez, a ANDIFES debateu sobre a inserção das IFES na luta pela recuperação da escola pública de educação básica

O Presidente da ANDIFES, Dr. Arquimedes Diógenes Ciloni, Reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), avaliou como positiva a reunião do conselho pleno em Belém, realizada nos dias 2 e 3 de julho, no campus da UFPA.  Neste encontro pela primeira vez a ANDIFES debateu sobre a inserção das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) na luta pela recuperação da escola pública de educação básica.  A discussão contou com a presença do  ministro da educação  Fernando Haddad, do secretário de educação superior Ronaldo Mota, da secretária de educação básica Maria do Pilar Lacerda e Silva e do presidente da CAPES, Jorge Almeida Guimarães.

<<Pela primeira vez, numa reunião de trabalho muito profícua, debatemos como deva ser a inserção das IFES nessa luta pela recuperação da escola pública de ensino básico, e é com essa perspectiva que nós pretendemos conduzir a ANDIFES até o final do nosso mandato em maio do ano que vem>>, afirma Ciloni.
Um outro  tema tratado nos dois dias da reunião foi a inserção das universidades federais no projeto REUNI, do governo federal.  <<Ao nosso entender, o projeto carece de uma melhor formulação em alguns quesitos. Estamos discutindo a matriz de alocação de docentes, como  se distribuem os professores e sobre uma política nacional de assistência estudantil, que prevê a criação de um fundo que nos auxilie na concessão de bolsas. Por exemplo, bolsas de auxílio permanência para os alunos carentes, recursos para a construção de moradias estudantis. Ou seja, criar um plano que venha dar sustentabilidade a permanência dos alunos carentes nas nossas instituições federais>>, afirma Arquimedes Diógenes, presidente da ANDIFES. A Associação deve apresentar nesta quinta-feira, durante encontro da UNE, o plano ANDIFES para a constituição de uma política nacional de assistência estudantil.

Arquimedes Ciloni também destacou o apoio da ANDIFES à idéia lançada, durante a solenidade dos 50 Anos da UFPA no Teatro da Paz, pelo reitor Alex Fiúza e pela governadora Ana Júlia Carepa, para a  criação da Universidade do Oeste do Pará. <<Tenho o prazer de saudar o povo do Pará, em especial a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pará, pelos 50 anos desta instituição,  manifestando o apoio da ANDIFES  na criação da universidade do Oeste do Pará>>, afirmou.

Texto: Leylla Melo e José Augusto (Assessoria Comunicação Institucional)
Publicado em: 02.07.2007 14:01