Enarte encerra-se com a execução da Nona Sinfonia de Beethoven

Uma orquestra com sessenta integrantes, coro de noventa vozes e quatro solistas formam a grande atração de encerramento da 43º edição do Encontro de Artes de Belém – Enarte. A programação ocorrerá no dia 13 de dezembro, com a apresentação do concerto da Nona Sinfonia de Beethoven, às 20h, no Theatro da Paz, com entrada gratuita.

A Orquestra Sinfônica Altino Pimenta é formada por estudantes da Escola de Música da UFPA, sob a regência do maestro Miguel Campos Neto, e o Coro da Nona Sinfonia, com a regência do professor Agostinho Fonseca, foi formado especialmente para este concerto, com pessoas que, em sua maioria, eram leigas em música. O espetáculo conta, ainda, com a participação do Coro Universitário da UFPA, o Coruní, sob a regência da professora Cristina Owtake, e de quatro cantores solistas: Antônio Wilson (tenor), Idaías Souto (barítono), Gabriella Florenzano (contralto) e Lanna Bastos (soprano).

O Enarte é uma ação extensionista da EMUFPA, organizado anualmente. A programação iniciou-se no dia 5 de dezembro e está sendo realizada em vários espaços de cultura de Belém. Nesses locais, o público pode conferir, gratuitamente, as produções artísticas e as apresentações de recitais e concertos. O espetáculo de encerramento fecha o ciclo de apresentações da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, realizado ao longo do ano de 2016, com concertos das Nove Sinfonias de Beethoven. A direção geral é de Miguel Campos Neto; e a produção, de Audrei Alencar.

Este ano, o Encontro reuniu 20 espetáculos de grupos formados por alunos e professores da EMUFPA e por músicos convidados. A diversidade musical é a principal marca do Enarte e reuniu apresentações de trios, duos, pequenas e grandes orquestras, cameratas de violão, canto lírico e popular, corais, grupos de percussão, bandas e jazz bands.

Origem - O Encontro de Artes de Belém – Enarte foi criado em 1974. Seu idealizador, o compositor Altino Pimenta, na época diretor do Serviço de Atividades Musicais da UFPA, tinha como proposta congregar todas as artes por meio de apresentações musicais, de teatro e dança, exposições, lançamento de livros, cursos e palestras. Atualmente, o Enarte tem como finalidade promover apresentações musicais de alunos, professores e convidados, bem como de realizar cursos de aperfeiçoamento musical e apresentar resultados de pesquisa.

Serviço:
Encontro de Artes de Belém – Espetáculo de Encerramento