Conselho da Universitec discute ações e novas estratégias

A 6ª Reunião Ordinária do Conselho da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA) ocorreu dia 12 de dezembro. O encontro teve como objetivo rever as ações desenvolvidas pela Agência durante o ano e abordar as novas políticas públicas nacionais para Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como solicitar ao Conselho a homologação de novos pedidos de patentes requeridos por pesquisadores da UFPA, que se encontram em processo de concessão pelos órgãos responsáveis da propriedade intelectual.

A ocasião contou com a presença dos seguintes membros do Conselho: a professora dra. Germana Sales, diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (Propesp); o membro do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão e pesquisador do Instituto de Geociências, professor dr. Estanislau Luczynski; e os membros do Conselho Superior de Administração, professor dr. Alcebíades Macedo, diretor do Instituto de Tecnologia (ITEC), e professora dra. Fátima Baraúna, diretora do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN).

Pela Universitec, estiveram presentes o diretor da Agência, Gonzalo Enríquez; a assessora de Inovação e Propriedade Intelectual, dra. Magáli Coelho; a coordenadora de Inovação e Transferência de Tecnologia, Franciluce Souto; a coordenadora de Propriedade Intelectual, Rosângela Cavallero; e os assistentes administrativos, Emílio Neves e Verônica Miranda.

Avanços no estímulo ao empreendedorismo - Enríquez explica que um dos principais intuitos do encontro foi realizar a avaliação anual geral das áreas de atuação da Universitec, sendo elas: Empreendedorismo; Incubação de Empresas de Base Tecnológica; Propriedade Intelectual; Inovação e Transferência de Tecnologia. "Entre os avanços nas atividades das coordenadorias, destacou-se o Programa de Estímulo ao Empreendedorismo, que representa a força mais importante para gerar novas empresas a integrarem a Incubadora de Empresas, o PIEBT. Isso está representado pelas novas plataformas de capacitação para futuros empreendedores, dentre os que se destacam, o Desafio Inove+, o Projeto Curta Essa Ideia e o StartupLAB", destacou.

Em seguida, foram apresentados, a homologação das diferentes tecnologias e patentes solicitadas pela Universitec, por meio das coordenadorias de Propriedade Intelectual e de Inovação e Transferência de Tecnologia. Na sequência, foi proposta a criação de um comitê multidisciplinar para apoiar a Agência nos processos de seleção de tecnologias passíveis de serem patenteadas. A professora Germana Sales ressaltou a importância de contar com um perfil dos membros do grupo ou comitê que será criado.

Novas Estratégias - A dra. Magáli Coelho pontuou que "além destas avaliações, a reunião veio para sensibilizar o Conselho para a adequação da Universidade às mudanças com relação às novas políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação, que criam novas condições às empresas e instituições de Ciência&Tecnologia, a fim de participarem do processo de inovação tecnológica do país".

Estas adequações referem-se à Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2016-2019, lançada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no dia 12 de maio deste ano. Construída a partir de uma parceria entre a comunidade científica e o setor produtivo, a proposta define onze áreas prioritárias em Ciência, Tecnologia e Inovação com a finalidade de fortalecer o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). Saiba mais aqui.

Texto e foto: Taymã Carneiro - Ascom Universitec

Publicado em: 13.12.2016 18:00