Servidores da UFPA concluem Curso de Inglês Instrumental

Servidores da UFPA concluíram, com êxito, no dia 13 de dezembro, o Curso de Inglês Instrumental ofertado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, por meio da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento - Capacit, em parceria com os Cursos Livres. O curso teve duração de seis meses e foi ministrado pela professora Silvia Helena Benchimol Barros. O foco da aprendizagem foi proporcionar aos servidores o desenvolvimento da competência leitora de textos técnicos e não literários em língua inglesa, tornando-os aptos à prestação do Exame de Proficiência em Línguas-Profile.

Esta capacitação é uma iniciativa da Progep, que teve o intuito de incentivar e apoiar os servidores a participarem de Programas de Qualificação. Ao total, 25 servidores concluíram o curso. Boa parte deles foi aprovada com bom rendimento no Profile, o que atesta a utilidade desse tipo de ação de capacitação e reforça a oferta de outras. Para a diretora de Desempenho e Desenvolvimento, Cleide Raiol, esta é uma ação que vem proporcionando resultados muito positivos, visto que boa parcela dos participantes desse tipo de formação apresenta boa desenvoltura nos processos seletivos de pós-graduação pleiteados.

Desenvolvimento na carreira - A facilitadora Silvia Helena relatou que, durante as aulas, os alunos demostraram bom interesse e participação e, assim, a aprendizagem deu-se de modo muito tranquilo e produtivo, inclusive atestado com o alto índice de aprovação dos alunos no Profile. “Sempre temos algo a ganhar com uma experiência de educação, e acredito que esse curso oportunizou aos alunos a identificação dos mecanismos de funcionamento da língua inglesa para o melhor desenvolvimento da leitura e compressão de textos. Esse tipo de capacitação é essencial, pois assim como é uma ação de incentivo à qualificação também favorece o envolvimento entre os servidores, o que é bastante benéfico para a Instituição”, declarou a facilitadora.

A aluna do curso Maria da Conceição Gonçalves avaliou a capacitação como de grande utilidade para o seu desenvolvimento na carreira. “Gostei do curso, o método foi excelente e a professora se mostrou bastante preparada e atenciosa, então isso viabilizou o nosso bom aprendizado. Superou minhas expectativas, pois eu já havia feito um anteriormente, mas desta vez aprendi muito mais, consegui passar no Profile e perder o medo de falar inglês”.

Plano de ações - Além do Curso de Inglês Instrumental, outros, como o de “Preparação para Pós-Graduação”, também são ofertados pelo Capacit anualmente e têm igual intenção de melhor preparar os servidores a concorrer às vagas dos programas de mestrado e doutorado ofertados na Universidade. Os interessados devem ficar atentos ao Plano de Ações de Capacitação-PAC, que será lançado no início do primeiro semestre de 2017, contendo o cronograma das capacitações previstas para o ano.

Texto e foto: Divulgação / Progep

Publicado em: 14.12.2016 18:00