Solenidade no Teatro da Paz marca as comemorações dos 50 Anos

Nesta segunda (02), foi comemorado os 50 anos do decreto-lei nº 3.191, que aprovou a criação da Universidade Federal do Pará (UFPA). A solenidade aconteceu no Theatro da Paz, com as presenças do Ministro da Educação, Fernando Haddad, do Secretário de Educação Superior do MEC, Ronaldo Mota, da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, e de várias outras autoridades, além de membros do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES).
Durante a cerimônia, ex-reitores da UFPA foram homenageados com medalhas alusivas aos 50 anos da instituição. Alex Fiúza de Mello também foi agraciado, recebendo, das mãos do Ministro Fernando Haddad, uma das medalhas, confeccionadas de cerâmica e alumínio, representado riquezas do Pará.
Ainda durante a cerimônia, Fiúza de Mello entregou a Fernado Haddad um projeto para a criação da primeira universidade pública do interior do Pará, indicando o Oeste do Estado para sediá-la. <<É com muita honra que recebo este projeto da Universidade do Oeste do Pará, ou seja lá que nome terá. Já encaminhei o projeto para o nosso Secretário de Educação Superior, Ronaldo Mota, e pedi que ele lesse imediatamente, para chegarmos em Brasília prontos para que logo essa universidade seja implantada>>, declarou Haddad.
A programação da solenidade incluía ainda a exibição de um vídeo institucional dos 50 anos da UFPA, a conferência Universidade e Identidade Brasileira, de Benedito Nunes, filósofo e professor honorário da Universidade, e encerrando a cerimônia, a Orquestra Sinfônica da UFPA e o Coral Marina Monarca apresentaram peças de Carl Orff, Villa-Lobos e Mateus Araújo.
50 anos de UFPA - O decreto-lei nº 3.191, assinado por Kubitschek, em 1957, uniu as sete faculdades independentes que haviam em Belém: Medicina, Direito, Farmácia, Engenharia, Odontologia, Filosofia, Ciências e Letras e Ciências Econômicas, Contábeis e Atuariais.
Os trabalhos voltados à construção da Universidade começaram em 1952, quando um projeto de lei, de autoria do deputado Epílogo de Campos, foi apresentado à Câmara Federal. O projeto arrastou-se durante cinco anos, até que o deputado João Lameira Bittencourt elaborou um substitutivo, aprovado logo em seguida.
Somente em 15 de março de 1958, Kubitschek veio à Belém para presidir a cerimônia de instalação da UFPA, no Theatro da Paz. Além do presidente, compuseram a mesa solene o então governador do Pará, Gal Joaquim de Magalhães Cardoso Barata; reitores de universidades convidadas, autoridades civis, militares e eclesiásticas.
Hoje, a Universidade Federal do Pará é reconhecidamente a instituição de ensino superior mais interiorizada do País, com 11 campi espalhados por todo o Estado. Com mais de 35 mil estudantes nos seus mais de 120 cursos de graduação, 53 programas de graduação e 85% do seu corpo docente formado por mestres e doutores, a UFPA é a maior Universidade da região Pan-Amazônica. Segundo o reitor Alex Fiúza de Mello, nestes 50 anos, <<a UFPA se firmou e não parou mais de crescer. Sua história se confunde com a do Pará>>, declarou referindo-se às inúmeras conquistas e autoridades formadas pela instituição. <<A universiadade é o templo do conhecimento, por isso ela é essencial>>, conclui.

Iris Jatene (Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA)

Mais informações sobre as comemorações dos 50 Anos da UFPA podem ser acessadas no site www.ufpa50anos.ufpa.br
Publicado em: 03.07.2007 12:59