UFPA participa do Encontro de Gestores de Relações Internacionais

O Encontro dos Gestores de Relações Internacionais Associados à FAUBAI  (Associação Brasileira de Educação Internacional ) da Região Norte foi realizado em Belém, nesta terça-feira, 13 de dezembro. O evento buscou promover, principalmente, o compartilhamento de experiências em cooperação internacional das instituições. O encontro foi uma realização da Pró-Reitoria de Relações Intenacionais (Prointer) da UFPA, em parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Estavam presentes os gestores de Relações Internacionais da Região Norte do Brasil: Regina Krelling, do Instituto Federal do Pará (IFPA); William Monteiro Rocha, da Universidade da Amazônia (Unama); Daniel de Albuquerque Carmo, da Universidade Federal de Roraima (UFRR); Luzia Jucá , da UEPA; Margarida de Aquino Cunha, da Universidade Federal do Acre (UFAC); e Manuela Görtz , da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Representando a UFPA, esteve presente ao encontro o pró-reitor de Relações Internacionais, Horácio Schneider; além de Cláudio Szlafsztein, do Setor de Acordos; Leila Assef, do Setor de Comunicação e Eventos; Marília Ferreira e Laura Vieira, do Setor de Mobilidade. O evento foi realizado entre 9h30 e 17h, na Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA).

Interação - Segundo Leila Assef, o encontro proporcionou a interação entre os gestores de Relações Internacionais da Região Norte. “Foram discutidas temáticas relevantes, como a importância do ensino de Línguas para a internacionalização e os benefícios da cooperação internacional na pós-graduação”, disse ela.

Para ela, entre os resultados esperados, está a maior interatividade entre os gestores de Relações Internacionais e a participação em eventos conjuntos em prol da internacionalização das universidades do Norte do País. Na ocasião, também foi eleito o suplente do representante do Conselho Diretivo da FAUBAI da Região Norte, Margarida Aquino (UFAC).

FAUBAI – Fundada em 1988, reúne mais de 180 gestores ou responsáveis por assuntos internacionais e promove a integração e a capacitação dos gestores da área, além de divulgar a diversidade e as potencialidades das IES brasileiras nas agências de fomento, nas representações diplomáticas, nos organismos e nos programas internacionais.

A Associação tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento do intercâmbio e da cooperação internacionais como instrumentos para a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração das instituições filiadas, procurando estimular o constante aperfeiçoamento da gestão do intercâmbio e da cooperação internacionais.

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes