Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica celebra 30 anos

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Universidade Federal do Pará está comemorando 30 anos de existência, e foi realizada uma cerimônia na manhã desta quinta-feira, 15 de dezembro. O evento aconteceu no auditório do Instituto de Tecnologia (ITEC/UFPA), a partir das 10h30.

No evento comemorativo, foi feita uma apresentação que mostrou o histórico do programa, uma mesa de pronunciamentos e algumas homenagens. A professora Emília Tostes, responsável pela apresentação, destacou o orgulho em fazer parte da equipe. “É um orgulho de quem quer fazer a diferença e trazer a mudança para a Região Amazônica na área de Engenharia Elétrica”, disse.

A composição da mesa foi a seguinte: o pró-reitor de Pesquisa da UFPA, professor doutor Rômulo Simões, que estava representando o reitor, Emmanuel Tourinho; o professor Newton Soeiro, diretor- adjunto do Instituto de Tecnologia (ITEC/UFPA); e o professor Evaldo Gonçalves Pelaes, coordenador do PPGEE.

Os professores Evaldo e Newton destacaram, em suas falas, a importância da Engenharia Elétrica e do programa para a Universidade Federal do Pará. “É muito bom trabalhar em equipe, e ainda temos muita coisa pela frente”, disse o coordenador do programa, professor Evaldo Pelaes. Já o pró-reitor Rômulo Simões parabenizou o PPGEE pelos números apresentados e pelo trabalho em equipe: “Fico feliz e emocionado ao participar deste evento. É um privilégio servir a universidade em que me formei”, destacou. Ao final do evento, foi realizada uma apresentação musical.

As homenagens foram direcionadas ao professor Aldebaro Barreto da Rocha, que orientou o maior número de dissertações de mestrado; ao professor João Crisóstomo Albuquerque Costa, que orientou o maior número de teses de doutorado; aos professores Tadeu Medeiros Branco, Gervásio Protásio Cavalcante e Jurandyr Nascimento Garcez, que fundaram o programa, à Secretaria do PPGEE e ao professor Evaldo Gonçalves Pelaes, pela coordenação do programa.

PPGEE – O programa busca formar recursos humanos qualificados, além de promover a pesquisa e o aprofundamento de estudos técnicos, científicos e sociais na Amazônia e no Brasil, dentro de um contexto globalizado, observando a melhoria da qualidade de vida na região. O PPGEE estrutura-se em três áreas de concentração: Sistemas de Energia Elétrica (sistemas de potência, fontes renováveis e controle e automação), Computação Aplicada (redes e sistemas distribuídos e inteligência computacional) e Telecomunicações (eletromagnetismo aplicado e processamento de sinais).

De acordo com a vice-coordenadora do PPGEE, Emília Tostes, o programa desempenha um papel fundamental na formação de recursos humanos em nível de pós-graduação, na área de Engenharia Elétrica, o que pode ser constatado pelo número significativo de profissionais formados que atuam como disseminadores de conhecimentos científicos e tecnológicos em instituições de ensino e pesquisa e em empresas na Região Amazônica. “Pelas suas coordenadas históricas e pela localização na região territorial em que se encontra, o PPGEE já nasceu predestinado a um relevante papel no apoio ao desenvolvimento regional”, disse.

Conquistas - Nos trinta anos de atividade, o programa realizou diversas conquistas e fez parceria com universidades de todo o Brasil e de outros países. Ainda de acordo com a coordenação, o programa trabalha para ser uma referência regional na formação de profissionais, com capacitação de maior densidade, mais envolvidos e preparados para enfrentar os novos desafios da realidade tecnológica na Amazônia e no Brasil. Durante esse tempo de atuação, já foram defendidas mais de 500 dissertações e mais de 150 teses, além de ser considerado o primeiro e melhor Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Região Amazônica.

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

Publicado em: 15.12.2016 18:00