UFPA forma primeira turma do curso de Graduação em Arquivologia

A primeira turma de Arquivologia da UFPA formou-se nesta quarta-feira, 14 de dezembro, no auditório do Tribunal de Justiça do Pará. A primeira turma é composta por cinco alunos, porém participaram da formatura mais três estudantes que anteciparam a colação de grau por motivo de aprovação em concursos. O paraninfo da turma foi o professor dr. Thiago Henrique Barros. O nome da turma foi Marcia Lavareda Feitosa (in memorian) e vários professores do curso foram homenageados durante a cerimônia.

Por ser pioneira no Estado, a turma passou por diversos desafios e conquistas. Para Wanessa Martins, integrante da turma, ver o curso se tornar uma faculdade, ainda nos anos iniciais, foi a principal realização. Ela afirma que o fato de serem os primeiros estudantes da área trouxe muitas dificuldades, mas estas trouxeram também vitórias, principalmente em razão da parceria entre os alunos e a direção do curso. “Somos imensamente gratos à UFPA por nos proporcionar esta oportunidade, por nos dar total apoio nas pesquisas, nos fazendo crescer intelectual e profissionalmente. Este dia de solenidade é mais uma conquista em nossas vidas. Estamos muito felizes!”, conta.

Wanessa ainda mencionou como a turma pode lidar com o mercado de trabalho. “A partir de agora, temos novos desafios, entre os quais, fazer-nos conhecidos especialmente no setor privado paraense, esperamos mais vagas nos concursos públicos, e alguns de nós pretende prestar seleção para o mestrado, que foi mais uma conquista, juntamente com o curso de Biblioteconomia”, explica a estudante.

Área de atuação – O profissional arquivista atua em qualquer espaço público ou privado que produza documentos, tanto atuais como de séculos atrás. O curso busca formar profissionais qualificados que possam trabalhar com produção, gestão, preservação, acesso e uso de documentos. Sendo assim, o campo de atuação do arquivista é amplo e dinâmico, visto as diversas instituições que produzem e recebem documentos ao exercer seus papéis sociais e institucionais.

O profissional ainda necessita conhecer a natureza e os aspectos das informações orgânicas e saber sobre as teorias e os métodos que envolvem o ciclo documental. A profissão é regulamentada pela Lei nº 6546, de 4 de julho de 197,8 e pelo Decreto nº 82.590, de 6 de novembro de 1978.

Sobre o curso – O curso de Arquivologia foi implantado em 2011 na UFPA, sendo o único do Pará e o mais recente do Brasil. A graduação pertence à área das Ciências Sociais Aplicadas, com disciplinas inseridas nas áreas do Direito, Linguagens, Tecnologia da Informação e da Comunicação, História, entre outras.

O paraninfo da turma, prof. Thiago Barros, atua no curso desde 2014 e atualmente é o diretor da faculdade. Ele explica que agora o curso está em fase de consolidação, pois os alunos e professores atuam em diversos projetos de pesquisa e extensão. Mais recentemente, foi aprovado o Mestrado em Ciência da Informação, em parceria com a Faculdade de Biblioteconomia, uma área que propõe uma interdisciplinaridade com a Arquivística. “Acredito que, embora sejamos jovens, temos atuado de forma exemplar e cumprido a missão da Universidade.”, afirma o professor.

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 15.12.2016 18:00