Workshop de Projetos e Metas do CTIC promove diálogo sobre investimentos em TI

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA realizou, no último dia 13 de dezembro, o I Workshop de Projetos e Metas. O evento contou com a partição de todas as Coordenadorias, que apresentaram as atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2016 e as próximas ações a serem desenvolvidas no próximo ano. Ainda houve a participação do Ponto de Presença da RNP (POP-PA), que contribuiu para enriquecer o diálogo sobre investimento em serviço e infraestrutura de TI.

Um tema bastante importante para as áreas fins do CTIC foi exposto pela Coordenadoria Administrativa: o Orçamento para 2017. “No próximo ano, o CTIC destaca-se como corrente contrária às politicas econômicas atuais. Em vez de reduzir o orçamento, a Administração Superior da Universidade concedeu um acréscimo no orçamento para ser investido em equipamentos de tecnologia”, ressaltou Roberto Relvas, coordenador Administrativo.

Outra questão que foi abordada foi sobre o processo de planejamento do CTIC para 2017, que será feito por meio da elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação, seguindo normas e manuais do SISP do governo federal.

Troca de experiências - Segundo Antônio José, assessor de Inovação e Tecnologia, houve uma mudança na forma como o governo enxerga os centros de tecnologia das instituições. “A partir de agora, será formado um Comitê Gestor de TI, envolvendo reitor, pró-reitores e servidores do CTIC para poder tomar decisões relacionadas à TI da Universidade”, informou.

A meta futura é aumentar o quadro de pessoal. O objetivo é “minimizar os problemas no atendimento das demandas da UFPA que crescem a cada dia”, conforme afirmou o coordenador de Data Center, Carlos Nogueira.

Na opinião de Ernani Sales, coordenador de Sistemas de Informação, a comunicação do CTIC com as demais unidades da UFPA precisa avançar mais. “O CTIC precisa informar suas competências e o que não está sobre sua responsabilidade, o que sempre é confundido com as das demais subunidades da Universidade”, explicou.

Avaliação - Em 2016, o CTIC cresceu em 44% a expansão da rede sem fio na Cidade Universitária e conseguiu ativar redes metropolitanas em Altamira e Castanhal. “Os planos para 2017 são melhorar o processo de auditoria na rede dos campi, investir na ampliação do Backbone de fibra da Cidade Universitária, melhorar o desempenho do tráfego de dados na rede geral da UFPA, ajudar no processo de serviços de TI dos técnicos dos campi.”, destacou Marcelo Moraes, coordenador de Redes.

Já na questão de atendimento ao público, Paulo Marron, coordenador de Atendimento, parabenizou a Coordenaria de Redes pelo trabalho de melhorar a comunicação com a Coordenadoria de Atendimento. “Foi uma ajuda fundamental para aumentar o nível de diagnósticos nos problemas informados pelos usuários”, informou. As expectativas para 2017 são as melhores possíveis.

Texto: Divulgação / CTIC
Imagem: Reprodução Google