Biblioteca Central da Universidade comemora 54 anos de fundação

A Biblioteca Central (BC) da UFPA está completando 54 anos de existência. Para celebrar essa data, a instituição promove uma programação especial no dia 19 de dezembro. O evento de comemoração do aniversário já acontece há alguns anos e a ideia é dar continuidade nas ações, a fim de estimular a valorização da biblioteca.

Voltado para toda a comunidade acadêmica, um dos objetivos do evento é contar um pouco da história da biblioteca para estudantes e servidores, visto que muitos são pessoas mais novas na Universidade, que pouco sabem da trajetória da instituição. Para isso, a organização convidou usuários e profissionais da biblioteca para falar sobre o assunto.

Programação – As atividades começam às 9h, com a abertura comemorativa dos 54 anos da Biblioteca Central pela diretora Célia Ribeiro, seguida por uma apresentação musical com o prof. Luizan Pinheiro. A manhã encerra-se com o lançamento do livro Michel Foucault e a Antropologia, do prof. Heraldo de Cristo.

Durante a tarde, haverá a palestra “Entre o livro e a pintura: os 400 anos de Belém”, com o historiador Aldrin Figueiredo, no Espaço Amazônia da biblioteca. Mais tarde, no mesmo local, a bibliotecária e msc. Elisângela Costa dará a palestra “História da Biblioteca Central”. Também haverá uma oficina para utilização do Portal de Periódicos Capes, com a bibliotecária Carmecy Muniz, e a exibição do documentário “Ritmos, sabores e fé: Belém 400 anos”, produzido pela TV Brasil.

A programação encerra-se com uma premiação para os usuários que mais emprestaram livros durante o ano, com destaque para o professor Silvio Holanda, usuário há 31 anos e, durante vários deles, o docente que mais utiliza a biblioteca.

Magnitude - Célia Ribeiro, diretora da biblioteca, conta que atualmente a instituição dispõe de mais 177 mil títulos, o que a configura como a maior da Região Norte. Ela explica que brevemente serão divulgadas as obras oriundas de acervos considerados “raridades” que estão disponíveis na biblioteca, pois “isso é muito importante não só para a Universidade, mas também para o Estado e para a região, que, por vezes, acaba sendo esquecida em relação ao intelectual”, conta.

Entre as principais conquistas da unidade nos últimos anos, está a melhoria da infraestrutura e da informatização, que proporciona maior conforto aos usuários. Célia explica que, para que os alunos tenham acesso ao grandioso acervo da biblioteca, é necessário um espaço adequado para o estudo.

Saiba mais sobre a BC aqui.

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes / Arquivo Ascom