Comunidade acadêmica participa do aniversário da Biblioteca Central

A Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal do Pará completa 54 anos neste mês e promoveu um evento comemorativo nesta segunda-feira, 19 de dezembro. A programação foi aberta a toda a comunidade acadêmica e contou com apresentação musical, lançamento de livro, palestras, treinamento para uso do Portal de Periódicos, exibição de filme e premiação.

Para a diretora da BC, Célia Ribeiro, um dos objetivos do evento é contar a história da biblioteca para estudantes e servidores que pouco sabem da trajetória da instituição. A comemoração do aniversário já acontece há alguns anos e a ideia é dar continuidade nas ações, a fim de estimular a valorização da biblioteca. “Essa data precisa ser lembrada para mostrar a importância da biblioteca para a sociedade e a comunidade acadêmica”, disse Célia.

Segundo ela, a Biblioteca Central é o local em que se concentra todo o conhecimento explícito da Universidade. “Um dos desafios para os próximos anos é a nova gestão, que é composta por novos servidores da UFPA. Nós queremos fazer uma gestão de liderança, por meio da motivação para os servidores”, destacou.

Programação - A comemoração teve início às 9h com uma abertura realizada pela diretora da biblioteca. Depois disso, o professor Sílvio Augusto Holanda, diretor da Faculdade de Letras, fez um discurso sobre o histórico da BC e sobre a importância das bibliotecas, apesar da constante evolução tecnológica. “A Biblioteca Central teve grande importância na minha formação como pesquisador. Nós precisamos enxergar a BC muito além de um local que contém diversos livros, porque ela também cumpre um papel muito importante na sociedade ao oferecer um ambiente calmo e tranquilo que influencia o estudo e a pesquisa”, disse.

Ainda pela manhã, foi realizada uma apresentação musical com o professor e músico Luizan Pinheiro, além do lançamento do livro Michel Foucault e a Antropologia, de autoria do professor doutor Heraldo de Cristo. Durante a tarde, houve duas palestras: “Entre o livro e a pintura: os 400 anos de Belém”, com o historiador Aldrin Figueiredo, e “História da Biblioteca Central”, com a bibliotecária e mestre Elisângela Costa. Também houve uma oficina para utilização do Portal de Periódicos Capes, com a bibliotecária Carmecy Muniz, e a exibição do documentário “Ritmos, sabores e fé: Belém 400 anos”, produzido pela TV Brasil.

O encerramento da programação foi realizado com uma premiação para os usuários que mais emprestaram livros durante o ano, com destaque para o professor Silvio Holanda, usuário há 31 anos e, durante vários deles, o docente que mais utiliza a biblioteca.

BC – A Biblioteca Central tem a missão de prover e disseminar informação à comunidade universitária de modo presencial e em meio à rede e contribuir para a formação profissional e para a cidadania. Fundada em 1962, coordena 37 bibliotecas em Belém e nos campi de Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Marabá I e II, Santarém, Soure e Tucuruí. Além disso, a Instituição dispõe de mais 177 mil títulos, o que a configura como a maior da Região Norte.

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes