PET Medicina-Enfermagem da UFPA promove IV Jornada Acadêmica

O Programa de Educação Tutorial (PET) Medicina-Enfermagem da UFPA convida os alunos de Graduação em Medicina e Enfermagem a participar da sua IV Jornada Acadêmica. O evento busca proporcionar aos estudantes interessados diversas discussões e aprendizado acerca dos temas que envolvem educação sobre saúde em seus aspectos técnicos, políticos e sociais. Assim serão realizados minicursos, palestras, seminários e simpósios em programação que segue até o dia 23 de dezembro, na Faculdade de Enfermagem da UFPA.

A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo preenchimento do formulário on-line. Haverá certificado de participação com carga horária calculada de acordo com o envolvimento do aluno em cada evento da jornada.

Programação – Nesta segunda-feira, 19 de dezembro, além da abertura com intervenção artística, houve diversas palestras abordando a PEC 55 e seus impactos sobre a saúde, a educação, a previdência social e a pesquisa, além de uma oficina sobre atendimento pré-hospitalar. No dia 20, a programação tem como tema principal as questões LGBTT, relacionadas às políticas públicas, com palestras como “Transexualidade no SUS” (George Pontes), “Despatologização da Identidade Trans” (Luan Alex Weyl) e “Política de Saúde Integral LGBTT” (Dra. Vanessa Vilhena Barbosa).

Na quarta-feira, dia 21, haverá um Simpósio sobre Doenças Psiquiátricas, durante a manhã. Entre os temas discutidos, estão: “O Problema da Validade Diagnóstica na Psiquiatria”, com o palestrante Caio Maximino; “Manejo da Depressão na Atualidade”, com a prof. dra. Silvia Maués; e os “Efeitos da Violência no Cérebro”, com a prof. dra. Mônica Gomes Lima. Durante a tarde, a discussão será sobre violência contra a mulher, os temas debatidos serão: “Estupro e Assédio Sexual” (Yasmin Loureiro); “Violência Obstétrica” (Flávia Ribeiro); “Mulheres negras e Violência” (Marinéia Ferreira) e “Feminicídio e Stalking” (prof. dra. Luanna Tomaz de Souza). Além disso, haverá um minicurso sobre injetáveis.

No dia 22, pela manhã, o tema de debate é o sistema nervoso, com explicações sobre paralisia cerebral e dor, ansiedade e medo. Durante a tarde, haverá uma conversa sobre feminismo, com o objetivo de explicar conceitos sobre o movimento, tais como:  “Feminismo Negro”, com Lívia Noronha; “Feminismo Popular”, com Adima Monteiro; e “Feminismo Radical x Feminismo Liberal”, com Luiza Chedieck. Ao mesmo tempo, ocorrerá uma oficina sobre instrumentação cirúrgica.

No último dia, os debates envolvem as plantas medicinais e os fitoterápicos, pela manhã, com discussões sobre a política nacional das plantas medicinais, o tratamento de lesões tendíneas com produtos naturais, fitoterápicos e neuroproteção. Durante a tarde, haverá uma mesa-redonda sobre LGBTTFobia, que vai tratar de questões como a invisibilidade de trans e lésbicas na luta contra o preconceito e também as consequências deste para a saúde mental. Ainda durante a tarde, ocorrerão palestras sobre o uso e a falsificação de fármacos e sobre alternativas terapêuticas para doenças negligenciadas.

Grupo – O Programa de Educação Tutorial (PET) Medicina-Enfermagem da UFPA é um grupo tutoriado pela professora Iêda Maria Louzada Guedes, biologista molecular, e formado por membros bolsistas e voluntários que cursam Medicina e Enfermagem na UFPA. Ele tem como objetivo formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior, apoiado no tripé: ensino, pesquisa e extensão.

IV Jornada Acadêmica do PET Medicina-Enfermagem
Data: de 19 a 23 de dezembro de 2016
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Local: Faculdade de Enfermagem, Campus Profissional, Setor Saúde, UFPA - Guamá.
Mais informações na página do PET Medicina-Enfermagem.

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Divulgação