Ministério da Saúde vai criar PET Saúde

A  diretora do departamento de Gestão da Educação e Saúde do Ministério da Saúde (MS) Ana Estela Haddad anunciou, nesta terça-feira durante reunião do Fórum de Saúde da UFPA,  a criação do Programa  PET Saúde,  inspirado no Programa de Ensino Tutorial  do MEC,  porém num modelo diferenciado e vinculado ao Ministério da Saúde.
   <<Vamos lançar um edital piloto do Programa  neste segundo semestre  para implantação definitiva em 2008>>, disse Ana Estela. De acordo com a representante do MS, o programa prevê  a formação de núcleos  de pesquisa  voltados para atenção básica em saúde, por meio de projetos multidisciplinares.
   A reunião do Fórum de Saúde, que é  constituído pelas universidades paraenses, secretarias estaduais e municipais e hospitais universitários, acontece mensalmente. No encontro desta terça-feira no Centro de Capacitação, Ana Estela assistiu apresentações das ações desenvolvidas pela Universidade Estadual do Pará e Secretaria da Saúde (SESPA) referentes ao programa saúde a distância.
   A UFPA apresentou os investimentos realizados em tecnologia da informação e comunicação para viabilizar as iniciativas da instituição nessa área que irão possibilitar a inclusão no Projeto Telesaúde previsto inicialmente para os municípios de Bragança e Capanema. Posteriormente os  municípios Tucuruí e Santarém  serão submetidos a análise do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) para inclusão no TeleSaúde.
   O Programa – atualmente nove instituições de ensino superior coordenam  o projeto Telesaúde  do MS. O trabalho de instituições como USP, UFRJ UFSC, entre outras, está vinculado a dez unidades básicas de saúde gerando 900 postos de atendimento.
   O Telessaúde Brasil é um projeto-piloto  que tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento da Assistência Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, o programa pretende ampliar a capacidade de ação das equipes de Saúde da Família, através de ações como tele-educação, tele-assistência e a regulação do sistema. O projeto pretende ainda criar uma rede de cooperação para integrar o Sistema de Saúde às Instituições de Ensino e Pesquisa.

Publicado em: 03.07.2007 16:15