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Biblioteca Central da UFPA realiza pesquisa de satisfação

A Biblioteca Central da UFPA está realizando uma pesquisa de satisfação com os usuários. A proposta partiu da nova gestão, que está iniciando na instituição, para conhecer a realidade de quem utiliza os serviços da Biblioteca e, com isso, montar o planejamento estratégico dos próximos quatro anos. A pesquisa estará disponível até o final de janeiro (clique aqui para acessar) e contém perguntas sobre o atendimento, infraestrutura, horário de funcionamento, acervo e modalidade de serviços.

Os dados obtidos na pesquisa serão utilizados para aperfeiçoar o serviço oferecido, funcionando como um respaldo para que a administração da Universidade tenha ciência das necessidades da Biblioteca. Para que a gestão saiba a opinião do usuário sobre a instituição e, com isso, estabeleça as prioridades nas melhorias, é necessária uma quantidade razoável de respostas, visto que a Biblioteca Central recebe, em média, 4 mil usuários por dia.

Até agora a amostra da pesquisa ainda não foi suficiente para que se tenha uma margem significativa com relação ao número de usuários. Segundo Diego Barros, coordenador da Gestão de Produtos Informacionais, muitos dos problemas enfrentados pela biblioteca, especialmente os de infraestrutura, já são do conhecimento da administração, mas que a resposta dos formulários pode provar a necessidade da verba para solucioná-los.

Serviços - Diego também afirma que as respostas já obtidas permitiram identificar serviços oferecidos pela Biblioteca que são pouco conhecidos pelos usuários. O Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT), por exemplo, que busca artigos disponíveis apenas em outras instituições e também envia materiais exclusivos da Biblioteca Central para elas - conforme solicitação -, é um desses serviços pouco utilizados pelos usuários da biblioteca por falta de conhecimento.

Célia Ribeiro, diretora da Instituição, afirma que uma das intenções da gestão é melhorar o marketing em cima desses serviços, pois para que eles se mantenham é necessário que a comunidade acadêmica os conheça e use. “A principal função da pesquisa é ter um embasamento para justificar a manutenção dos serviços”, conta a diretora.

Com o fim da pesquisa e a formulação do planejamento estratégico, o objetivo é atender às demandas solicitadas pelos usuários e informá-los das mudanças ocorridas por e-mail, a fim de que ele possa voltar e verificar as melhorias, estabelecendo um contato direto entre a Biblioteca e o usuário.

Responda à pesquisa aqui.

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Laís Teixeira - Arquivo Ascom

 


Publicado em: 22.12.2016 18:04