UFPA promove programação pelo Dia Internacional Contra a Corrupção

A UFPA, por meio da Faculdade de Ciências Contábeis (Facicon), realizou, no último dia 14 de dezembro, evento alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção (9 de dezembro), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA), o Ministério Público do Estado do Pará (MP-PA) e o Observatório Social de Belém (OSBelém).

O evento ocorreu no Auditório Alacid Nunes, no TCM-PA, com a participação de mais de 250 pessoas entre dirigentes de diversos órgãos públicos no Estado, tais como Tribunal de Contas da União, Advocacia-Geral da União, Receita Federal do Brasil e Tribunal de Contas do Estado do Pará, prefeitos, vereadores, servidores públicos, professores e alunos da UFPA, contanto com a presença do vice-reitor prof. dr., Gilmar Pereira da Silva; do pró-reitor de Administração, João Cauby de Almeida Junior; do diretor ajunto do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, prof. dr. Manoel Farias; e da diretora da Facicon, profa. dra. Kelly Farias.

Programação - A programação do evento contou com a palestra “Atuação em rede para o avanço da Transparência no estado do Pará – Projeto de Extensão Transparência Pública UFPA/CGU/TCM-PA”, proferida pela profa. dra. Lidiane Dias (Facicon-UFPA), pelo auditor federal de Finanças e Controle da CGU, Marcelo Morais de Paula e pelo presidente do OSBelém, Ivan Costa, em que foi apresentado o resultado do projeto de extensão que avalia a transparência das prefeituras e câmaras municipais do Estado, desenvolvido desde 2014 pela parceria UFPA/CGU/OSBelém, e com o ingresso do TCM-PA em 2016.

Ainda durante o evento, o MP-PA mostrou o resultado da sua atuação na área de transparência, utilizando os resultados do projeto e por fim o TCM-PA entregou a premiação referente ao Selo Gestão Transparente, para os 16 prefeitos e oito presidentes de Câmaras que cumpriram integralmente o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) sobre transparência, firmado com 144 prefeituras e 139 câmaras municipais em 2016, cuja verificação também se baseou no projeto de transparência desenvolvido pela UFPA/CGU/TCM-PA.

Texto e fotos: Divulgação / Facicon

Publicado em: 23.12.2016 18:00