UFPA receberá o VII Encontro Nacional das Licenciaturas

Entre os dias 14 e 16 de dezembro aconteceu o VI ENALIC juntamente com o V Seminário Nacional do Pibid, o IV Encontro Nacional de Coordenadores do Pibid na Pontifícia Universidade Católica de Curitiba que contou com a presença da coordenadora do PIBID-UFPA,  doutora Marilena Loureiro;  diretora de Assistência ao Docente (PROEG/UFPA), doutora Wilma Bahia Coelho; e a coordenadora do PIBID Diversidade/UFPA, Mara Rita Duarte. Durante o evento a Universidade Federal do Pará foi escolhida, por unanimidade, a sede do próximo encontro, que será realizado em 2018.

“Escolher a UFPA para realizar o ENALIC é um reconhecimento nacional, tendo em vista que desenvolvemos ações do Pibid desde 2009 e, atualmente, somos a Universidade que mais atende estudantes no país. É uma oportunidade ótima para a região norte e irá fortalecer a lógica de integração das ações que estamos desenvolvendo”, afirmou Marilena.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, que concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Na UFPA, o programa atende a 498 estudantes em 19 subprojetos.

ENALIC – A ênfase do evento está nas complexidades e paradoxos que marcam a profissionalização docente na contemporaneidade. Historicamente, tanto o Encontro Nacional das Licenciaturas quanto o Seminário Nacional do Pibid tem concepção multidisciplinar, orientando-se pela reflexão sobre os rumos dados à formação inicial e continuada de professores em diferentes áreas de conhecimento.

Durante o Encontro Nacional das Licenciaturas, os eventos realizados de forma associada tem o propósito de possibilitar a exposição e o diálogo sobre experiências, pesquisas que integrem os diferentes espaços e tempos da formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica.

A realização dos eventos tem alta relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico sociocultural e educacional do país, pois trata diretamente dos impactos das políticas e das práticas na formação dos quadros docentes. O conjunto de palestras, mesa-redondas, comunicações, rodas de conversa, oficinas, exposições de produtos didático-pedagógicos e atividades culturais promove o debate teórico, crítico e intercultural com vistas à formação e à profissionalização do docente.

“A discussão coletiva objetiva o fortalecimento e consolidação de políticas e práticas de formação e atuação docente que possam contribuir para a valorização do magistério e da carreira docente, propor estratégias de combate à evasão nos cursos de licenciatura, além de elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica”, explicou Marilena Loureiro.

Eixos Temáticos - Os trabalhos apresentados no ENALIC costumam abordar os processos de ensino e aprendizagem, as políticas públicas e de avaliação; identidade docente; educação, diversidade e Inclusão social - com ênfase na relação entre educação, as culturas populares e movimentos sociais; cidadania, direitos humanos, interculturalidade, entre outros temas.

O ENALIC, o Seminário Nacional do Pibid e o Encontro Nacional de Coordenadores do Pibid se firmam como oportunidades de debate e de reflexão das políticas de formação. No mesmo sentido, o evento procura discutir a escola como espaço de formação inicial e continuada de professores, abordando as novas experiências que vêm sendo desenvolvidas nas IES, em sua articulação com as escolas públicas, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Texto: Lucila Vilar - Divulgação / Enalic
Imagem: Reprodução / Google