Fórum visa preparar trabalhadores para contratualização do HUBFS

Chefes de Unidades e de Serviços e trabalhadores que atuam na área Administrativa da Unidade Hospitalar Bettina Ferro de Souza (HUBFS), que pertence ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), estiveram reunidos durante o I Fórum de Contratualização do HUBFS, que aconteceu no auditório I do HUBFS, no dia 21 de dezembro. Depois de 18 anos de existência, o Bettina Ferro foi contratualizado em 2012, na gestão do então diretor do Bettina, o médico e sociólogo Paulo Amorim, hoje superintendente do Complexo.

A contratualização é um processo anual feito junto à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e imprescindível para garantir o Bettina Ferro na rede de atendimento dos serviços que serve de referência na região Norte: oftalmologia, otorrinolaringologia e crescimento e desenvolvimento infantil. Eles são oferecidos à população 100% por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Até 2012, os Ministérios da Educação e da Saúde avaliavam o Bettina Ferro pelo perfil de hospital geral, comprometendo o real cenário e avaliação do hospital. À época, Paulo Amorim conseguiu levar essa discussão em nível nacional e os indicadores passaram a ser de acordo com perfil do HUBFS. Dessa forma, adequou a gestão, melhorou e executou todos os indicadores, e o Bettina Ferro passou a ser hospital especializado.

Assim, o hospital começou a pontuar e monitorar diversos indicadores, que são em nível de Brasil, com destaque à contratualização do hospital, que tem seu teto financeiro de R$ 667 mil mensal. O valor era cerca de R$ 450 mil por mês. Com isso, a proposta de ampliação do então diretor era até R$ 1 milhão e o hospital deverá correr atrás da garantia de procedimentos realizados sem cobertura do teto e nos serviços, para melhorar e otimizar o atendimento.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, indicadores de saúde são variáveis que servem para medir as mudanças na situação de saúde, uma variável, portanto, susceptível de mensuração direta que reflete o estado de saúde das pessoas numa comunidade.

Objetivo - O gerente de Atenção à Saúde do HUBFS, professor doutor Francisco Xavier Palheta Neto, explicou que o evento é resultado do 1º Fórum de Gerência e Atenção à Saúde, ocorrido recentemente em Brasília (DF), e o objetivo é instruir e orientar os trabalhadores sobre como funciona a contratualização.

"Há alguns dias estivemos em reunião no 1º Fórum de Gerência e Atenção à Saúde, em Brasília, onde todos os gerentes foram subdivididos em quatro grupos e um deles tratou da contratualização. De cada grupo saiu um Plano de Trabalho para que cada Hospital Universitário siga o padrão com a finalidade de que todos cresçam de forma unificada. Então, realizar o 1º Fórum do HUBFS é uma das primeiras metas, para que tenhamos condições de instruir, orientar os funcionários sobre como funciona a contratualização e sensibilizá-los de que se não fizerem os procedimentos isso enfraquece muito o hospital", afirmou Palheta.

Ainda segundo ele, esse é o primeiro de vários encontros que serão realizados. "Depois vamos fazer outro mais dentro de cada Unidade e Setor, para copilarmos informações atualizadas de todos serviços, já nos preparando para o momento de contratualização, que deve se iniciar até o primeiro trimestre de 2017. A intensão é de que eles repliquem dentro dos seus serviços para quando fizermos de forma individualizada todos já tenham entendimento sobre o assunto", disse o gerente de Atenção à Saúde do HUBFS.

Atividades - A Gerência de Atenção à Saúde do HUBFS prevê enviar ainda em janeiro de 2017 a lista completa para as Unidades revisarem o que tem registrado na Ficha de Programação Física Orçamentária (FPO) de cada serviço. Já na segunda semana de janeiro deve começar reuniões com todas as Unidades. Até o final do mesmo mês, está prevista elaboração de um mapa da situação atual com perspectivas e propostas de mudança, caso existam.

Recontratualização do Barros Barreto – Em 2016, a recontratualização do Barros Barreto foi uma das principais conquistas da atual gestão do Complexo Hospitalar da UFPA. O processo foi aprovado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), após longo diálogo com a Sesma. Nela, o HUJBB conseguiu garantir sua permanência na rede do SUS para mais um ano. O Barros receberá anualmente da Sesma R$ 25,82 milhões distribuídos em R$ 2,15 milhões ao mês.

Texto e fotos: Cleide Magalhães – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA.

Publicado em: 27.12.2016 18:00