Projeto da UFPA ganha prêmio do IPHAN

O projeto “A Memória na fala dos mestres de cultura de Icoaraci/PA”,  coordenado pelo prof. Dr. Silvio Lima Figueiredo (Naea/Curso de Turismo /UFPA) e por Auda Piani Tavares, do Movimento de Vanguarda da  Cultura Icoaraci- MOVACI, apoiado pelo Naea e EDUFPA e  patrocinado pela PETROBRAS, recebeu o primeiro lugar do Prêmio  Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e  Artístico Nacional  (IPHAN), na categoria Salvaguarda de Bens de  Natureza Imaterial.

Criado em 1987, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade foi assim  denominado em homenagem ao fundador do Instituto do Patrimônio  Histórico e Artístico Nacional (Iphan), instituição vinculada ao Ministério da Cultura. Podem concorrer à premiação anual, empresas,  instituições e pessoas que realizem ações voltadas à preservação do  patrimônio cultural brasileiro.

A Comissão Nacional de Avaliação do Prêmio Rodrigo Melo Franco de  Andrade foi composta por 17 pessoas, representantes dos ministérios da  Cultura (MinC), das Cidades, da Educação (MEC), do Turismo (MTur) e  das Relações Exteriores (MRE); da Organização das Nações Unidas para a  Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil; da Universidade de  Brasília (UnB); da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB);  do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq); da Fundação Cultural Palmares (FCP/MinC); da Fundação Nacional  do Índio (Funai); e da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito  Federal.

A entrega da premiação será no dia 17 de outubro, na Sala Villa-Lobos  do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília.
Publicado em: 04.07.2007 10:18