História em quadrinhos educativa ensina a se prevenir do câncer

“Ensinando a prevenir o câncer de pulmão e de colo uterino” é um projeto desenvolvido no Laboratório de Citopatologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará, sob a coordenação da professora mestre Mihoko Tsutsumi e execução das bolsistas Aline Mota e Paula SantAnna. O projeto funciona a partir da veiculação de informações sobre os cuidados necessários para a prevenção do câncer de pulmão e do câncer de colo uterino, em forma de conversas e instruções sobre as medidas preventivas para comunidades da capital e do interior do Pará.

“Como o câncer de pulmão e o de colo uterino têm métodos específicos de cuidado e sintomatologia, o projeto busca levar mais informações sobre esses tipos de câncer, principalmente para pessoas que têm menos acesso à informação. A maior importância é a conscientização da população participante, o que gera maiores cuidados referentes à saúde”, afirma Aline Mota, acadêmica de Medicina na UFPA e bolsista do projeto.

Segundo a professora Mihoko Tsutsumi, coordenadora do “Ensinando a prevenir o câncer de pulmão e de colo uterino”, tornou-se necessário buscar uma forma eficaz de alcançar um maior número de pessoas. Por isso a execução do projeto resultou na produção de uma história em quadrinhos educativa sobre as duas doenças voltada para a prevenção do câncer.

“A cartilha busca, de forma acessível, informar como esses tipos de câncer podem ser identificados por meio dos sintomas e sinais e quais são as maneiras de realizar a prevenção”, destacou Aline. Segundo ela, a criação desse material surgiu da necessidade de informar sobre esses tipos de câncer, principalmente pela exigência de atenção demandada por eles.

Dados - De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCa), o câncer de pulmão é o mais comum na população brasileira, com alta taxa de letalidade e mais de 28 mil novos casos esperados para 2016. Já o câncer de colo uterino é o terceiro mais comum em mulheres e a quarta maior causa de morte na população feminina brasileira, além de ter mais de 16 mil novos casos estimados para este ano.

Dito isso, a cartilha tem o intuito de desempenhar um papel informativo proporcionando melhor entendimento acerca dos tipos de câncer abordados, além de ter parceria com outros projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Citopatologia.

A história em quadrinhos, que tem um volume único, foi desenvolvida pela professora Mihoko Tsutsumi e as estudantes Aline Mota e Paula SantAnna, e será divulgada pelos meios de comunicação virtuais, podendo expandir para distribuição física posteriormente. A criação gráfica é de Aline Mota e Arnaldo Mota. Para ler a história, acesse aqui.

Para saber – O Laboratório de Citopatologia realiza exames preventivos de colo uterino por demanda espontânea, inclusive para estudantes da UFPA, às terças-feiras, das 14h às 16h. As coletas devem ser marcadas com uma semana de antecedência pelo telefone: (91) 3201 8429. Já o exame preventivo de câncer de pulmão deverá ser marcado pelo próprio paciente, no mesmo fone.

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação / Cartilha