Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Clube de Ciências apresenta o mundo científico a crianças e adolescentes

Por que o gafanhoto pula primeiro para depois voar? Por que não podemos ter o mesmo tamanho dos extraterrestres do filme “Avatar”? Por que os alimentos estragam? A quarta reportagem do UFPA em Série-Serviços mostra que a curiosidade natural das crianças e adolescentes é o ponto de partida para os trabalhos de iniciação científica do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA). Interessado? Então, leia a seguir...

As inscrições para participar do projeto como sócio-mirim do Clube de Ciências da UFPA são abertas anualmente entre os meses de março e abril, e as vagas disponíveis são para estudantes da Educação Básica, a partir dos seis anos de idade, e do Ensino Médio, que estejam regularmente matriculados em instituições da rede pública de ensino.

Como participar? - Os responsáveis das crianças ou adolescentes que queiram participar do projeto devem comparecer ao Clube de Ciências da UFPA no prazo anunciado anualmente munidos dos seguintes documentos: Comprovante de residência; Comprovante de matrícula da escola; Documento de identificação do responsável; Certidão de nascimento para crianças e jovens que ainda não tenham identidade.

As inscrições seguem do início de março ao início de abril, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 18h, de segunda à sexta-feira, na sede do Clube, que se localiza no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), Campus Básico da UFPA, próximo ao primeiro portão e a Prefeitura do Campus.

Laboratório - Segundo o coordenador do CCIUFPA, João Amaro, o Clube é um laboratório pedagógico que tem como um dos objetivos a popularização da ciência e o letramento científico entre estudantes da educação básica.

“No trabalho realizado neste espaço, as crianças e adolescentes, chamados de sócios-mirins, têm a possibilidade de desenvolver habilidades e competências que envolvem, por exemplo, a observação, o levantamento de hipóteses, a argumentação, a contra-argumentação, a escrita, a autonomia. A intenção é fazer com que eles, indo além de conteúdos ou disciplinas do conhecimento, desenvolvam suas próprias investigações científicas, devidamente orientados pelos professores estagiários”.

Como funciona? - O Clube, fundado em 1979 pela professora Terezinha Valim, e atualmente coordenado pelo professor João Amaro, tem como foco a formação inicial dos professores-estágiários (alunos de qualquer graduação), a fim de que os mesmos trabalhem com a investigação cientifica como instrumento para o ensino das ciências, matemáticas e linguagens.

O projeto proporciona o ensino e aprendizagem de ciências e também de linguagens a crianças e adolescentes dos anos iniciais até o ensino médio. A equipe de coordenação do CCIUFPA seleciona, cataloga e padroniza alguns materiais didáticos, produzidos e testados com os sócios-mirins (cartilhas, manuais, jogos, modelos, softwares, sites, etc.) e no final do ano é feita uma exposição onde pode ser visto resultado das produções investigativas feitas pelos sócio-mirins.

>> Leia nesta sexta-feira, 30: Museu de Geociências revela riqueza mineral da Amazônia

>> Leia mais:
- Nastro: Paraenses podem conhecer mais sobre o Universo em projeto da UFPA
- Programa Uniterci traz idosos para dentro da Universidade
- UFPA realiza exames de laboratório gratuitamente

Serviço:
Clube de Ciências da UFPA
Inscrições entre os meses de março e abril
Podem se inscrever crianças e adolescentes da 1ª série da Educação Básica ao 3º ano do Ensino Médio
Reuniões aos sábados pela manhã
Informações: (91) 3201.7642 ou   jamaro@ufpa.br

Texto: Cléo Viana - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Arquivo / Ascom

Publicado em: 29.12.2016 18:00