Meteorologista da UFPA explica que o inverno amazônico já começou

Enquanto em outras regiões do Brasil dezembro é sinônimo de verão, no norte do país começou o chamado “inverno amazônico”. O nome se refere à grande incidência de chuvas que ocorrem entre os meses de dezembro e maio na região. Ficou confuso? O pesquisador Antônio Carlos Lôla da Costa, da Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), explica como funcionam as estações do ano aqui no Pará.

Duas ao invés de quatro estações - O pesquisador reforça que o que convencionamos chamar de estações do ano se refere às diferenças em relação à incidência de energia solar em um determinado local, ao longo do ano. A Amazônia está localizada próxima à linha imaginária que corta o globo terrestre ao meio, chamada de Linha do Equador.

“Isso significa que a região recebe praticamente a mesma quantidade de energia solar durante todo o ano, o que faz com que não tenhamos uma definição quanto às quatro estações convencionais de verão, inverno, outono e primavera. Ao invés disso, percebemos duas delas: uma chuvosa e outra menos chuvosa ou mais seca”, detalha Antônio Carlos Lôla da Costa.

Chuva no réveillon - Ele reforça que o aumento da incidência de chuvas nesta época ocorre devido a uma massa de nebulosidade que acompanha o aparente movimento do sol ao longo do ano e, por onde passa, traz mais precipitações, ou seja, na chamada zona de convergência intertropical. Nesta época do ano, ela costuma se posicionar próximo à Amazônia, por isso, os paraenses devem estar preparados para mais chuva durante o reveillon.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) o ano novo deve chegar com curtas pancadas de chuva e algumas trovoadas ao longo do dia.

Protetor solar, sombrinha e cuidado - Por outro lado, o “inverno amazônico” também representa uma pequena redução da temperatura média, que fica até 2 ºC menor, “mas o uso de protetor solar continua indispensável no dia a dia para proteger dos efeitos da radiação solar”, recomenda o pesquisador da UFPA.

E como as chuvas podem ocorrer a qualquer hora do dia a população deve se prevenir. Capas de chuva e sombrinhas são bem vindas.

“A época chuvosa começa em dezembro e segue até meados de maio, com fevereiro, março e abril apresentando volumes maiores de chuva. Esse período também traz alguns problemas críticos, como alagamentos, proliferação de algumas doenças como leptospirose, diarréias e dengue, além de quedas de algumas árvores, que não resistem às fortes chuvas e ventos”, alerta Antônio Carlos Lôla da Costa.

Texto: João Pedro Bittencourt e Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google

Publicado em: 31.12.2016 18:00