Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão divulga resumos

A Comissão Organizadora do I Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão (I CIENEX) divulgou a lista definitiva da primeira fase de avaliação dos resumos expandidos submetidos ao evento, após as análises dos pedidos de recurso ao resultado preliminar da classificação. Os locais e horários das apresentações estarão disponíveis para consulta no site. Acesse aqui a lista dos resumos aprovados. O evento ainda não tem data para ocorrer em função do adiamento ocasionado pela greve e ocupações nas Universidades, mas terá atividades nas dependências da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e do Instituto Federal do Pará (IFPA).

Histórico – A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPArealiza há 18 anos a Jornada de Extensão. Esse evento objetivou a avaliação da produção extensionista de alunos bolsistas e coordenadores de projetos de extensão. Entretanto, a ampliação das atividades, a relação direta com a sociedade, bem como a divulgação interna e externa possibilitaram maior visibilidade ao evento e, em decorrência, foram registradas muitas solicitações de inscrições de alunos e professores de outras Instituições do Pará, Amapá e Rondônia. Assim, o surgimento do Congresso deveu-se ao atendimento de demandas externas à UFPA e ao desejo de integração das atividades acadêmicas internas com as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), bem como a descentralização do evento para todos os campi das Instituições parceiras, que nesta primeira versão foi restrita às IPES, com sede em Belém.

A construção das ações parceiras decorreu de várias reuniões de planejamento com os pró-reitores, diretores e técnicos de ensino e extensão do IFPA, UEPA, UFRA e UFPA, coordenadas pelo professor Mauro Veloso, desde o primeiro semestre de 2016. Posteriormente, foi elaborado um Termo de Cooperação Técnica para sustentação legal da realização do I Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão.

Cronograma - Seguindo o cronograma estabelecido para o I CIENEX foi realizada a inscrição e submissão do resumo expandido, a homologação deste pelo coordenador do projeto de vinculação do aluno. Posteriormente, as inscrições homologadas foram distribuídas para dois avaliadores culminando na publicação do resultado preliminar da avaliação. Finalmente a publicação da lista final dos classificados, após analise dos recursos.

A realização do I CIENEX, prevista para o período de 21 a 25 de novembro, foi adiada pela Comissão Organizadora em virtude das ocupações estudantis e a deflagração das greves dos técnicos administrativos e docentes. O adiamento foi por tempo indeterminado.

Inscritos - Foram registrados 1003 cadastros válidos no I Cienex, destes, apenas 951 resumos expandidos receberam homologação dos coordenadores de projeto ao qual estão vinculados, portanto aptos a participar da primeira fase avaliativa. Dos resumos expandidos homologados 295 são de ensino e 656 de extensão. Os trabalhos de extensão totalizam quase 69% do total de trabalhos do certame. No ato da inscrição, o estudante escolhia uma das oito grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes e outros.

A diferença das escolhas entre as duas formas de apresentação não foi expressiva neste I CIENEX, 480 dos autores escolheram Comunicação Oral como modalidade de apresentação, enquanto 471 estudantes optaram pela apresentação em forma de pôster. No que se refere às grandes áreas de conhecimento, Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Engenharias obtiveram, juntas, aproximadamente, 57% do total dos resumos expandidos. O percentual de aprovação nesta primeira fase ficou acima dos 90%, com um total de 861 trabalhos aprovados, o que, para a Comissão Organizadora do I CIENEX, revela a qualidade da grande maioria dos trabalhos de ensino e extensão das Instituições partícipes.

Texto e imagem: Divulgação I CIENEX

Publicado em: 29.12.2016 17:00