Café Philo realiza minicurso sobre Nietzsche e Adorno

Com o interesse de trabalhar a inserção social do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, de modo a possibilitar contato do publico em geral com a Filosofia, o PPGFIL realiza mais uma edição do já tradicional Café Philo. As atividades desenvolvidas pelo PPG em janeiro trazem uma novidade. Além do Café Philo, que ocorre nessa quinta-feira, 5, com o debate acerca da temática “Poesia e Música: Nietzsche, uma interpretação”, o programa promove, nos dias 23, 24 e 25 desse mês, a realização do minicurso “Nietzsche e Adorno: temas e fronteiras”, ministrado pelo professor Henry Burnett, da UNIFESP.

Os eventos têm como objetivo reunir estudantes da área em torno de uma temática pertinente. Ambos terão a discussão em torno da música e da reprodutibilidade da arte na sociedade, levando para o público o debate filosófico acerca dessa situação, envolvendo o uso das mais variadas formas de arte (pintura, música, cinema, poesia), nas suas diversas manifestações.

Segundo a coordenadora do PPGFIL, professora Jovelina Ramos, as atividades desse mês são uma importante oportunidade de conhecer as pesquisas desenvolvidas pelo prof. Henry Burnett, além de atualizar as leituras e as interpretações que envolvem o pensamento de Nietzsche e Adorno. “A coordenação fez um convite ao prof. Henry Burnett para participar do Café Philo de janeiro, aproveitando sua vinda a Belém e propôs que fosse algo mais informal, e ele próprio sugeriu o tema, que é voltado para as pesquisas que desenvolve”, completa a professora.

Sobre o Palestrante - O professor Henry Burnett possui Graduação em Filosofia pela UFPA, Mestrado e Doutorado em Filosofia pela UNICAMP, e Pós-Doutorados pela USP (São Paulo, 2006), CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical | Universidade Nova de Lisboa (Lisboa 2013-2014) e Universität Leipzig (2015-2016). Tem como especialidade e atuação nas áreas de Filosofia e Ciências Humanas e Fundamentos e Crítica das Artes. É professor associado do Departamento de Filosofia da EFLCH/UNIFESP. Atualmente integra o corpo permanente de docentes dos PPG em Filosofia da UNIFESP e da UFPA

Café Philo - O Café Philo é um evento realizado mensalmente pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia. A proposta da programação é reunir mestrandos, egressos e interessados na área para debaterem sobre temas da atualidade, por meio de diferentes perspectivas como a filosofia, arte e política fora do contexto de sala de aula.

Serviço:
Café Philo “Poesia e Música: Nietzsche, uma interpretação” e minicurso “Nietzsche e Adorno: temas e fronteiras”
Datas: 05 de janeiro – quinta-feira (Café Philo) e 23, 24 e 25 de janeiro (Minicurso)
Local: Ãnima Studio e Sala de Concertos – Tv. Rômulo Maiorana, 1532, ap. 1602, Marco, entre Barão e Mauriti (Café Philo) e Laboratório de Filosofia do IFCH, altos – Campus Guamá (Minicurso).
Horário: 18h (Café Philo) e 9h às 13h (Minicurso)
Entrada franca (Café Philo) e Inscrições encerradas (Minicurso).

Texto: Caio Maia - Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Divulgação / IFCH