Grupos da UFPA realizam evento sobre territórios, ordenamentos e representações

O Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA/UFPA) e o Grupo Ribeirinhos da Amazônia (GPRA/UNIFAP) realizam, entre os dias 16 e 20 de Janeiro, o I Seminário Nacional: Territórios, Ordenamentos e Representações (I SETOR). O evento, que será realizado na Universidade Federal do Amapá, procura reunir alunos da graduação, pós-graduação e pesquisadores para debater e analisar a dinâmica territorial na Amazônia.

Além disso, o outro intuito do evento é contribuir com essas análises por meio do intercâmbio com outros pesquisadores em universidades no Brasil e no exterior, além de produzir reflexões que possam colaborar com o avanço do conhecimento dessa ciência.

O evento surgiu a partir de uma parceria entre pesquisadores do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA/UFPA) e do Grupo Ribeirinhos da Amazônia (GPRA/UNIFAP), grupos de pesquisa ligados aos Programas de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UFPA) e em Desenvolvimento Regional (PPGMDR/UNIFAP) que, nos últimos anos, contribuíram com o desenvolvimento da região.

Para o professor Christian Nunes, da comissão organizadora do I SETOR, a realização do seminário traz vários benefícios à comunidade acadêmica, pois reúne diversos profissionais que irão debater questões de interesse das duas instituições promotoras (UFPA e UNIFAP). “O evento estimulará o diálogo e a divulgação das pesquisas, como forma de estimulo da produção científica e a qualificação do debate científico na Amazônia”, completa.

Inscrições - As inscrições de trabalhos para apresentação oral no evento poderão ser realizadas até o próximo dia 10 de janeiro. As orientações de inscrição estão no site do GAPTA.  Para os participantes ouvintes serão aceitas inscrições online ou presencialmente até o dia 16 de janeiro. As vagas são limitadas.

Programação - O evento contará com palestras e apresentações de trabalhos, sempre envolvendo os quatro temas principais, que são: Dinâmicas Territoriais do Desenvolvimento na Amazônia; Geoinformação e Representação Territorial; Populações Amazônicas: Questão Agrária e Meio Ambiente; e Desenvolvimento Urbano na Amazônia.

GAPTA - O Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia é um grupo de ensino, pesquisa e extensão, que tem como objetivo unir alunos da graduação e da pós-graduação. O grupo tem como objetivo contribuir, por meio de projetos e seminários, para a produção do conhecimento nas questões referentes ao espaço geográfico da Amazônia, com o foco para a gestão territorial urbana e rural.

GPRA - O Grupo Ribeirinhos da Amazônia é um grupo sediado na Universidade Federal do Amapá que busca realizar pesquisas sobre a realidade amazônica, enfocando as dinâmicas territoriais e os impactos gerados pela presença humana nesta região. O GPRA e o GAPTA vêm realizando pesquisas conjuntamente, com parcerias positivas na capacitação de grupos sociais e na divulgação de artigos científicos, livros e eventos.

Serviço:
I Seminário Nacional: Territórios, Ordenamentos e Representações (I SETOR).
Data e hora: entre os dias 16 e 20 de Janeiro, em horários variados
Local: Universidade Federal do Amapá. Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (Bloco K, Sala 4). Rodovia Juscelino Kubitschek, Km – 02 - Campus Marco Zero – Macapá.
Para fazer a inscrição e saber mais sobre a programação completa do seminário, acesse o site do GAPTA.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google