UFPA divulga listão com 597 aprovados no “Vestibulinho”

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou nesta quinta-feira, 5 de janeiro, o primeiro Listão de aprovados no vestibular para 2017. A lista com 597 nomes dos selecionados no Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica (Moba), conhecido entre os candidatos como “vestibulinho”, foi publicada no final da manhã no site do Centro de Processos Seletivos (Ceps). Confira aqui.

O Moba, na verdade, reúne dois processos seletivos. Este ano, foram disponibilizadas 480 vagas destinadas ao Processo Seletivo à Mobilidade Interna (Mobin), o qual permite que alunos da UFPA “troquem” de curso; e 558 vagas para o Processo Seletivo à Mobilidade Externa (Mobex), o qual permite aos universitários de outras instituições se “transferir” para a federal paraense. Pessoas já formadas (no Brasil e no exterior) ou cuja vaga na universidade foi prescrita também podem se inscrever pelo Moba/Mobex.

No Mobin, das 480 vagas ofertadas 119 foram preenchidas. Outras 130 vagas em 41 cursos não tiveram aprovados e 51 vagas não foram preenchidas por falta de candidatos inscritos na seleção. Já no Mobex, das 558 vagas ofertadas 398 foram preenchidas e 86 não foram ocupadas. Além dessas, 74 vagas não foram ocupadas por falta de estudantes inscritos na seleção.

Em 2016 uma nova resolução sobre o Moba foi aprovada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA (Consepe) e, por isso, o edital do concurso prevê a reoferta de vagas não preenchidas no Mobin para candidatos eventualmente aprovados e não classificados pelo Mobex. “Mas esse não é um processo automático. No CEPS estamos separando os dados e encaminhando para a Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps), que é quem irá deliberar sobre isso, em cada caso registrado”, explica Arquimimo Almeida, diretor em exercício do Ceps/UFPA.

Os novos calouros agora devem aguardar a publicação do edital de registro na UFPA, a chamada habilitação ao vínculo institucional. O documento será publicada em breve no site do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac) no site do CIAC.

Serviço:
Resultado do “Vestibulinho da UFPA”
Confira aqui o Listão de Aprovados
Os calouros devem aguardar o edital de habilitação, para registro na UFPA, no site do CIAC.

Texto: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: MKT/Ascom