Proeg torna público edital do Labinfra

Como forma de estimular a melhoria da qualidade do ensino de graduação na Universidade Federal do Pará, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), por meio da Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (Diquale), lançará o edital do Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação (PGRAD) - subprograma Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino (Labinfra). O programa visa atualizar e aprimorar a infraestrutura laboratorial utilizada em atividades de ensino na graduação. O lançamento oficial do Labinfra será no dia 10 de janeiro, às 14h, no mini-auditório do prédio anexo à Reitoria. O recebimento de propostas será a partir do dia 19 de janeiro.

O Subprograma Labinfra prevê a disponibilização de recursos para reformas, serviços de manutenção de instalações e equipamentos, aquisição de equipamentos e insumos. Adicionalmente, serão disponibilizadas bolsas de monitoria para as atividades de formação realizadas nos laboratórios de ensino contemplados pelo subprograma.

O Labinfra faz parte de um conjunto de ações situadas entre os compromissos assumidos durante a campanha do reitor Emmanuel Tourinho, uma vez que a melhoria na qualidade no ensino de graduação é uma das prioridades de sua gestão. A criação da Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (Diquale) é consequência das mudanças que ocorreram na Proeg para a realização desses compromissos.

Desde que assumiu a atual gestão, o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor doutor Edmar Tavares da Costa, ampliou o potencial de ação da Proeg, criando novas diretorias e ampliando o quadro de funcionários, dentre outros aspectos, visando aprimorar a qualidade do ensino de graduação na Universidade.

Para a diretora da Diquale professora doutora Sheila Costa Vilhena, a melhoria na infraestrutura dos laboratórios de ensino é um aspecto de grande importância dentro de um conjunto de ações fundamentais para o aprimoramento da qualidade do ensino de graduação. “A Proeg entende que o desenvolvimento de práticas pedagógicas atualizadas e inovadoras no ensino de graduação implica, entre outros aspectos, a garantia de melhores condições infraestruturais nos lugares onde esse ensino se realiza. É necessário trabalhar a qualidade do ensino em várias frentes e uma delas é a infraestrutura”, afirma.

Inscrições - Podem submeter propostas ao edital os servidores docentes ou técnico-administrativos da UFPA, devidamente vinculados às unidades ou subunidades acadêmicas que ofertam ensino de graduação. O prazo final pra as inscrições é o dia 10 de fevereiro. Algumas serão previstas no edital.

PGRAD - O Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação é fomentado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da UFPA. A Proeg se propõe definir ações que geram impactos, a curto e médio prazos, para a melhoria da qualidade de ensino de graduação pelas seguintes frentes: qualificação docente, ações sistemáticas de apoio a discentes, aprimoramento dos projetos pedagógicos de curso, estímulo à implementação das tecnologias de informação e comunicação, infraestrutura e práticas pedagógicas. O Labinfra é um subprograma do PGRAD vinculado ao aprimoramento da infraestrutura ofertada ao ensino de graduação, sendo assim, promove investimentos para o aprimoramento de espaços como os laboratórios de ensino.

Lançamento do Edital LABINFRA
Data: 10 de janeiro de 2017.
Horário: 14:00.
Local: Mini-auditório do prédio anexo à reitoria da UFPA.
Aberto ao público.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação UFPA